ALIDE flagra Super Tucanos da Indonésia a caminho de casa PDF Print E-mail
Written by Felipe Salles   
Tuesday, 21 August 2012 13:14

 

O primeiro lote de quatro EMB-314 Super Tucanos entregues pela Embraer à Força Aérea da Indonésia (TNI-AU) pernoitaram nesta segunda-feira no Aeroporto Internacional de Recife, completando aqui a perna "brasileira" de sua longa viagem para casa. Os aviões estão sendo transladados por pilotos da própria Embraer e até o próximo destino, a ilha caboverdiana de Sal eles serão acompanhados por um C-130H Hércules da FAB.

O contrato para as primeiras oito unidades foi assinado em 2010, com um contrato suplementar do mesmo tamanho tendo sido assinado em julho de 2012 durante o Farnborough Air Show. As entregas deste segundo lote estão previstas para o ano de 2014. Em fevereiro de 2006, um Super Tucano da Embraer vou até Cingapura para tomar parte em um dos maiores airshows daquela região o Asian Aerospace. Desde então o modelo começou a aparecer na lista de desejos das forças aéreas locais.

A cerimônia de entrega das aeronaves ocorreu no dia 6 de agosto, mas só esta semana elas partiram efetivamente para sua nova casa.

Os aviões usam uma camuflagem em dois tons cinza em tons significativamente mais claros do que aqueles usados anteriormente pelos T-27 da FAB, De cada lado, bem sob o parabrisa frontal da aeronave existe um bem visível numeral de dois dígitos em preto que provavelmente os identificará lá na FA Indonésia, Os quatro estão voando com prefixos temporários de aeronave civil para o traslado. Esta longa viagem só se encerrará na Base Aérea de Malang/Abdulrachman Saleh [GE: 07°55'36"S 112°42'50"E] ao leste da ilha de Java, onde é a sede do Skadron Udara 21. Está previsto que os quatro aviões chegarão lá no dia 28 de agosto.

As aeronaves fotografados por ALIDE tem os seguintes números de série.

PT-ZDE - S/N 31400177 "01"

PT-ZDH - S/N 31400178 "02"

PT-ZDI - S/N 31400179 "03"

PT-ZDN - S/N 31400180 "04"

Estes aviões substituirão os 12 veteranos Rockwell Bronco OV-10D (células de OV-10A modernizados) que foram usados pela Indonésia no confronto com os insurgentes de Timor Leste na década de 90. A Força Aérea da Indonésia tem como característica a seleção de aeronaves das mais diversas origens diferentes. Para o treinamento inicial de pilotos, por exemplo a TNI-AU escolheu o treinador turboprop básico KAI KT-1B da indústria coreana junto com BAE Hawk 109 na função de treinador LIFT. Sua força de caças inclui Boeing F-16As e F-5E americanos e Sukhoi Su-27/30 russos. Seguindo o exemplo Indonésio, fontes da imprensa internacional indicam a Força Aérea das Filipinas sendo como o próximo potencial cliente da Embraer no sudeste asiático.

Fonte: ALIDE

Fotos: Rafael Cruz de Recife - exclusivo para ALIDE

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.