Programas Legacy 450 e Legacy 500 da EMBRAER avançam PDF Print E-mail
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Monday, 25 January 2010 16:05

   

Grupo de especialistas em interface homen-máquina contribui com o desenvolvimento dos jatos

 

São José dos Campos, 25 de janeiro de 2010 – Os programas de desenvolvimento dos jatos executivos Legacy 450 e Legacy 500, das categorias midlight e midsize, da Embraer continuam avançando. A apresentação dos conceitos aconteceu na Convenção e Encontro Anual da Associação Nacional de Aviação Executiva (National Business Aviation Association – NBAA), dos Estados Unidos, no ano de 2007, em Atlanta, Estado da Geórgia. A Empresa mantém seu compromisso com o desenvolvimento dos jatos e as equipes têm se empenhado ao máximo.

 O segundo Conselho Consultivo da Interface Homem-Máquina (Man-Machine Interface – MMI), formado por pilotos experientes e proprietários de aeronaves de todo o mundo, reuniu-se no segundo semestre de 2009 na sede da Embraer em São José dos Campos. A maioria dos comentários anteriores feitos pelo Conselho foi implementada nos projetos finais dos jatos, confirmando o comprometimento da Embraer em desenvolver aeronaves que atendam às demandas do mercado. Como resultado de uma das sugestões, a Empresa hoje oferece maior variedade de materiais para acabamento interno. Guiados por seis painéis temáticos distintos, os clientes podem escolher a configuração interna que mais lhe agrada, dentre milhões de combinações possíveis.

Jatos executivos Legacy 450 (acima) e Legacy 500 (abaixo), da Embraer

Amostra de um painel temático e relação com a escolha do interior

À esquerda, alguns destaques da cabine incluem o manche lateral (sidestick) e o opcional head-up guidance system (HUD); à direita, o monitor primário de vôo com o Synthetic Vision System (SVS)

Durante o encontro do MMI, o Sistema de Gerenciamento de Áudio e Vídeo da Cabine (Áudio and Video Cabin Management System – AV/CMS) Ovation® Select™, da Honeywell, totalmente digital, de alta definição e com conexão em alta

velocidade, teve a interface gráfica com o usuário testada em uma sessão com a “voz do cliente”, dedicada à avaliação das impressões do conselho quanto à funcionalidade e apresentação do sistema.

“Ao mesmo tempo em que iniciamos a produção das primeiras peças para os jatos Legacy 450 e Legacy 500, continuamos sempre dispostos a aprender com nossos clientes”, disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva. “Ouvir nossos clientes tem sido uma marca registrada da Embraer. Acredito que esta é uma atitude certa no desenvolvimento de produtos para atender às necessidades do mercado e sempre oferecer aos clientes uma incrível experiência como proprietários.”

Vários processos de fabricação estão em fase de ensaios. Testes de qualidade e maturidade também estão sendo realizados para avaliar os equipamentos da aeronave sob situações críticas de vôo, tais como vibração e altitude elevada.

Condições extremas são simuladas em câmaras avançadas de testes nas instalações da Embraer e de fornecedores. Esse procedimento garantirá que o projeto de determinadas peças já esteja amadurecido quando os protótipos iniciarem os ensaios em vôo.

A Embraer avança continuamente no desenvolvimento dos sistemas aviônico e de comandos de vôo fly-by-wire. Bancadas de ensaio simulam as características dos aviônicos Pro Line FusionTM, da Rockwell Collins, bem como do sistema de comandos de vôo das aeronaves. Com o uso de simulação de vôo computacional, as leis de controle fly-by-wire são testadas e verificadas por pilotos e engenheiros muito antes da construção de qualquer protótipo de avião.

CMS: Interface gráfica com o usuário

A produção das primeiras peças do Legacy 500 já foi iniciada. As peças forjadas do trem de pouso principal e de nariz chegaram em Heroux-Devtek, no Canadá, e começaram a ser fabricadas. A Meggitt completou as primeiras peças forjadas para as rodas e freios. A Sonaca, da Bélgica, iniciou os primeiros ensaios para estiramento dos painéis da fuselagem traseira em suas instalações na cidade de Gosselies. A seleção de fornecedores continua.

O compromisso da Embraer com o meio ambiente é parte do projeto do Legacy 450 e do Legacy 500. As aeronaves cumprirão com margens significativas os limites mundiais de certificação para ruído e emissões, conforme estabelecido pelo Comitê de Proteção Ambiental da Aviação (Committee on Aviation Environmental Protection – CAEP) da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

O processo de certificação segue conforme o planejado junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), do Brasil; Federal Aviation Administration (FAA), dos Estados Unidos; e European Aviation Safety Association (EASA), da Europa.

Sobre os jatos executivos Legacy 450 e Legacy 500

Os conceitos do Legacy 450 e Legacy 500, das categorias midlight e midsize, foram apresentados em 2007. Lançados em 2008, estes jatos executivos estabeleceram novos paradigmas nas suas respectivas categorias. Os interiores foram projetados em parceria com o BMW Group DesignworksUSA e oferece espaço e estilo inigualáveis. Estas aeronaves terão a maior cabine e o melhor isolamento acústico das suas classes. Piso plano, altura de cabine de 1,82 metro, ótima pressurização e toalete a vácuo são outras características de destaque do Legacy 450 e do Legacy 500 que complementam o desempenho superior e os baixos custos operacionais.

O avançado sistema aviônico da Rockwell Collins – Pro Line Fusion™ – oferecerá um amplo alerta situacional com interface altamente intuitiva. Os motores de última geração HTF7500E, fabricados pela Honeywell, incorporam as mais recentes tecnologias para atender aos requisitos de desempenho com aprimorada eficiência em termos de consumo de combustível, facilidade de manutenção, baixos custos operacionais e reduzido nível de emissão de ruídos e poluentes, diminuindo o impacto ambiental. Os jatos serão os mais rápidos das suas categorias e os únicos equipados com o moderno sistema eletrônico de comandos de vôos flyby- wire, tecnologia de última geração que aumenta a segurança das operações e o conforto dos passageiros, além de reduzir a carga de trabalho dos pilotos e o consumo de combustível.

O Legacy 450 está sendo projetado para transportar até nove passageiros e terá alcance de 4.260 km (2.300 milhas náuticas) com quatro passageiros ou 4.070 km (2.200 milhas náuticas) com oito passageiros, ambos incluindo reservas de combustível NBAA IFR. O jato poderá voar sem escalas do Rio de Janeiro para Bariloche, na Argentina. O Legacy 500 levará até 12 passageiros e está sendo projetado para ter alcance de 5.560 km (3.000 milhas náuticas) com quatro passageiros ou 5.190 km (2.800 milhas náuticas) com oito passageiros, ambos incluindo reservas de combustível NBAA IFR. Estas características permitirão aos clientes voar do Rio de Janeiro para Chicago, nos EUA, com uma única parada em Caracas, na Venezuela. Para mais informações sobre os jatos executivos da Embraer, visite www.EmbraerExecutiveJets.com.br.

Last Updated on Tuesday, 26 January 2010 00:41
 

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