Navio da Marinha do Canadá intercepta suspeitos de pirataria PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 04 February 2010 00:00

 

Uma fragata canadense em patrulha nas águas ao redor da Somália interceptou um barco pequeno nesta quinta-feira com suspeitos de pirataria a bordo, comentaram porta-vozes militares. Um helicóptero voando no Golfo de Aden localizou o barco suspeito a 45 quilômetros da posição do HMCS Fredericton, às 7:44 da manhã, hora local

informando à tripulação do navio, de acordo com um press release emitido pelo Allied Maritime Component Command da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Quando os tripulantes do barco perceberam que tinham sido identificados, eles tentaram fugir, mas, foram obrigados a parar quando o helicóptero se posicionou em vôo pairado exatamente à na sua frente. O Fredericton logo chegou e seus militares subiram a bordo do barco para conduzir uma busca detalhada, disse o release. As seis pessoas a bordo, todos de origem somaliana, ergueram as mãos e cooperaram com a busca. Os canadenses não encontraram nem armas nem munição, mas a tripulação de um helicóptero americano que participou da interceptação disse que, antes da chegada dos militares canadenses, os tripulantes teriam lançado ao mar volumes que pareciam ser caixas, dizia o documento. 

"Este evento demonstra que os piratas seguem em atividade nesta área e o quão difícil é a missão de localizar estas pequenas lanchas, seja desde navios ou de helicópteros" disse o Commander. Steve Waddell, capitão do Fredericton, na nota à imprensa. "Neste caso em particular, no entanto, não havia provas suficientes para se aprisionar os suspeitos, eu acredito que, desta vez, pudemos ao menos evitar que eles conduzissem ataques contra outros navios." A tripulação do barco não levava quaisquer equipamentos que sugerissem que eles eram pescadores ou mercadores, ele contou. O Fredericton está a seis meses em uma missão anti-pirataria naquela região como parte da operação “Ocean Shield” da OTAN.

O Golfo de Áden fica no Mar da Arábia, entre o Iêmen e a Somália.

 

Fonte: The Edmonton Journal

Last Updated on Thursday, 04 February 2010 08:22
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.