Sobreviventes do navio-escola relatam agonia antes do resgate PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 21 February 2010 00:00

"Ter visto o avião foi o melhor sentimento do mundo", diz estudante

 

Por cerca de 30 horas, os 64 sobreviventes do navio-escola canadense que afundou na quinta-feira viveram a agonia de não saber se alguém estava a procura deles a 556 km da costa do Rio de Janeiro. O medo de morrer em alto mar só passou depois que o grupo, numa balsa, avistou um avião da Força Aérea Brasileira.

"Foi o melhor sentimento do mundo [ter visto o avião]. Ficávamos pensando que iríamos morrer de fome. Tínhamos água e comida, mas preferimos beber água da chuva pois não sabíamos quanto tempo ficaríamos no mar", contou a estudante Olivia Aftergood, 16, uma das 13 pessoas que chegaram no primeiro navio da Marinha brasileira ontem.

Os demais tripulantes e passageiros, até o fechamento desta edição, ainda estavam sendo aguardados na Base Naval do Mocanguê, em Niterói (região metropolitana do Rio).

O comandante William Curry contou que o alerta de tempo ruim recebido na quinta-feira não justificava uma alteração de rota. Ele percebeu que a situação era grave por volta de 14h, quando o navio chegou a emborcar 90 graus e a água entrou rapidamente.

Segundo ele, a maior sorte de toda a tripulação foi que os alunos estavam reunidos próximos da sala de aula -o veleiro é um navio-escola. Isso facilitou o acesso ao convés, e eles conseguiram rapidamente colocar coletes e iniciar a operação de enchimento das balsas.

Curry disse também que outro fator fundamental para a sobrevivência de todos foi que um tripulante percebeu que o equipamento que emite sinais de socorro por satélite estava desgarrado do veleiro, flutuando em alto mar. Ele nadou até a peça e conseguiu resgatá-la, o que facilitou que as equipes de resgate tivessem um posicionamento mais preciso.

Após serem avistados pelo avião da FAB, estudantes foram resgatados por um navio filipino cerca de dez horas depois.

Fonte: Jornal do Brasil - Denise Menchen Da Sucursal do Rio

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.