Governo quer antecipar visita de Obama ao Brasil para 1º semestre PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 23 February 2010 16:15

Proposta, que será passada a Hillary, visa evitar "contaminação" do processo eleitoral

 

O governo vai sugerir à secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, que o presidente Barack Obama venha ao Brasil ainda neste primeiro semestre, para evitar "contaminação" do processo eleitoral na visita. A eleição é em outubro. Hillary tem encontro com o chanceler Celso amorim e o presidente Lula na quarta da semana que vem, em Brasília.

A americana poderá falar sobre a Venezuela, mas outros temas terão destaque: Irã, Haiti e Honduras, além de relações bilaterais. A visita de Hillary tem o objetivo de discutir datas e afunilar a pauta da vinda de Obama. A agenda dela será detalhada na sexta com o subsecretário de Estado para Assuntos Políticos, William Burns.

A questão mais delicada será o Irã. O Brasil investe no diálogo com o regime de Mahmoud Ahmadinejad, e Lula deve viajar a Teerã em 15 de maio.

Os EUA estão no lado oposto, articulando para ampliar sanções ao país, que anunciou o enriquecimento de urânio a 20% e não garante que não irá projetar a bomba atômica.

"A agenda do Brasil é para paz, estabilidade, diálogo e solução diplomática, e nossa ação é transparente", disse o secretário-geral do Itamaraty, Antonio Patriota, que foi embaixador em Washington, conhece Hillary e tem contato com Burns e o embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon.

Segundo Patriota, a conversa entre amorim e Hillary deve abordar pontos de vista diferentes quanto "a valor e eficácia" de ampliar as sanções.

Fonte: Folha de S.Paulo - Eliane Catanhêde
No caso de Honduras, Brasília e Washington começam a afunilar posições para a reintegração do país à Organização dos Estados Americanos, de onde foi suspenso após o golpe de 2009 contra Manuel Zelaya.

Brasília admite o reconhecimento ao presidente eleito, Porfírio "Pepe" Lobo, mas conta com o apoio de Washington para colher de Lobo garantias de governo de coalizão, com livre trânsito de Zelaya.
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.