Decisão sobre compra de 36 caças pelo Brasil deve sair até o final de março PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 24 February 2010 14:35

 

Brasília - O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, disse hoje (23) que até o final de março deve ser sair a decisão sobre a compra de 36 aviões caças pelo governo brasileiro. Estão na concorrência para vender os aviões ao Brasil três empresas: a francesa Dassault, com o Rafale, a americana Boeing, com o F/A-18 Super Hornet, e a sueca Saab, com o Gripen NG.

“Entregamos o relatório para o ministro [da Defesa, Nelson Jobim] e acredito que até o final de março tenha uma decisão”, disse Juniti Saito, referindo-se ao relatório da Aeronáutica com a avaliação técnica sobre qual o melhor modelo de caça. O documento foi encaminhado ao Ministério da Defesa no dia 6 de janeiro deste ano.

Saito disse que a decisão sobre a escolha agora será política e estratégica. “A decisão será política e estratégica do presidente [Lula]. Fizemos uma indicação técnica que vai ser confrontada com a parte política e estratégica do governo”, reforçou, após cerimônia de lançamento da pedra fundamental das futuras instalações do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, em Belo Horizonte (MG).

Em nota, no início deste mês, o Ministério da Defesa destacou que a escolha final envolve a análise do pacote tecnológico ofertado pelas empresas concorrentes, e não apenas o preço das aeronaves. E reafirmou que a decisão final levará em conta também os aspectos políticos, estratégicos e financeiros envolvidos na negociação.

 Fonte: AGÊNCIA BRASIL

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.