Jobim: escolha de caças em 20 dias PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 03 March 2010 14:22

Ministro anuncia que entregará relatório detalhado ao presidente Lula. FAB já tem o predileto

 

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou ontem, durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores, que vai entregar em 20 dias ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, relatório detalhado sobre a escolha da Força Aérea Brasileira para a compra de 36 caças novos. Três fabricantes concorrem na licitação.

Apesar da decisão sobre a escolha das aeronaves ser prerrogativa do Conselho de Defesa Nacional e do presidente da República, Jobim disse que vai se manifestar porque está disposto a arcar com o ônus de estar no ministério.

Jobim vai encaminhar ao presidente Lula uma exposição de motivos, indicando para o conselho qual a melhor alternativa de compra das aeronaves.O Ministério da Defesa vai ter posição sobre o assunto. Muitos me sugeriram transferir ao presidente. Eu disse não. É ônus do ministro da Defesa ter posição sobre o assunto, com as suas razões.

Feita a exposição de motivos, o presidente convocará o Conselho de Defesa Nacional que discutirá a exposição de motivos do Ministério da Defesa, já que o conselho é um órgão consultivo – afirmou.

Jobim disse que recebeu da FAB o relatório elaborado pela comissão de escolha dos caças e encaminhou o texto para análise técnica do Ministério da Defesa.O ministro submeteu o teor das análises a um grupo de trabalho do órgão que fez um estudo sobre os custos da compra e, após discutir o tema com o Comando da Aeronáutica, vai elaborar a exposição de motivos a ser encaminhada para Lula.

O modelo francês Rafale, da Dassault, é o favorito. Concorrem também o sueco Gripen, da SAAB, e o norte-americano F-18, da Boeing.

Na sessão, Jobim confirmou que ficou demissionário com os comandantes das três Forças no episódio da crise com o ministro Paulo Vannuchi, dos Direitos Humanos, sobre a polêmica Comissão da Verdade, sugerida pelo governo para investigar supostos crimes de tortura na época da ditadura.

 Fonte: Jornal do Brasil

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.