Navio da Marinha do Brasil leva doações para o Haiti PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 05 March 2010 13:56

 

O navio de desembarque de carros de combate Garcia d’Ávila, da Marinha do Brasil, chegou ao Recife, ontem, para receber 80 toneladas de mantimentos que serão levados para o Haiti. A missão é parte da ajuda humanitária oferecida pelo Brasil aos sobreviventes do terremoto que devastou o país matando mais de 220 mil pessoas no dia 12 de janeiro. A embarcação deve chegar ao país caribenho no dia 22, com 900 toneladas de água, alimentos e equipamentos militares.

Esta é a primeira vez que um navio sai do Recife com donativos para o Haiti. A embarcação zarpou do Rio de Janeiro no último dia 28 de fevereiro com 60 toneladas de alimentos e fará sua última escala domingo, em Fortaleza, onde receberá mais 60 mil quilos de mantimentos.

Além de água e alimentos prontos para o consumo, como leite, biscoito, bolacha e enlatados, o navio vai levar também equipamentos para reforçar a base militar brasileira. “Duas ambulâncias, quatro carros, 30 viaturas de caminhões e carros de combate e cerca de 39 contêineres habitáveis e 15 geradores. Estamos contribuindo com o esforço logístico das tropas militares” afirmou o capitão-de-mar-e-guerra Anderson de Oliveira Mendes.

Durante dois meses de campanha em Pernambuco, o Comitê de Solidariedade ao Haiti arrecadou 350 toneladas de donativos não perecíveis. Uma parte dos mantimentos foi levado de Avião no mês passado. Outra parte – cujo prazo de validade estava perto do vencimento – foi doada às cidades pernambucanas em emergência por causa da seca.

“O apoio da Marinha é de viabilizar o transporte e o do Exército é de coletar a carga no Estado. É uma ação conjunta dos governos federal, estadual e municipal”, disse o capitão dos portos Joése de Andrade. Cerca de 2.600 soldados brasileiros atuam na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah).

No dia 18 de fevereiro, outra embarcação da Marinha do Brasil – o navio Almirante Saboia –, chegou a Porto Príncipe com mais de 700 toneladas de mantimentos. Viaturas, blindados e gêneros de ajuda humanitária foram distribuídos aos batalhões brasileiros e ao Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais no Haiti. Segundo o Itamaraty, as ações brasileiras de auxílio ao Haiti empenharam direta ou indiretamente um total de R$ 350 milhões.

 Fonte: Jornal do Commercio - Danielle Carvalho - dcarvalho@jc.com.br

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.