Laços cada vez mais sólidos PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 21 March 2010 00:00

 

 

 

DA REDAÇÃO - Até um tempo atrás, o traço mais pitoresco que relacionava Brasil e Suécia era o fato dos suecos terem uma rainha que, embora nascida na Alemanha, passou boa parte de sua infância no Brasil em São Paulo, onde estudou no Colégio Porto Seguro. No entanto, o que singulariza o Brasil economicamente para a Suécia é que o país acomoda um parque industrial sueco em cidades como Curitiba ou São Paulo que rivaliza em tamanho e produtividade com os de Estocolmo e Gottenburgo, dinâmico pólo de indústria e design.

Com mais de um século de presença industrial no Brasil, o primeiro momento da relação comercial entre os dois países foi em 1891, quando Lars MagnumEricsson, fundador da gigante mundial de telefonia que leva seu nome, vendeu o primeiro aparelho telefônico ao Brasil. Hoje, há mais de 200 empresas suecas espalhadas pelo país. E empresas brasileiras de atuação global, como Embraer, Petrobras Biocombustível e Vale, têm forte presença no país escandinavo.

Os salões da Academia Real de Ciências da Engenharia, a mais antiga do mundo, foram palco de intensos debates sobre o momento especial que o Brasil vem adquirindo no mundo contemporâneo. A conferência O Brasil e o Futuro Biocombustíveis, Novas Energias, Ciência e Cultura, de iniciativa do Jornal do Brasil, Casa Brasil e Câmara de Comércio Brasileira na Suécia, reuniu especialistas brasileiros e suecos representantes da Academia Real deCiências (responsável pela indicação dos prêmios Nobel nas áreas de Física, Química e Economia) e do Instituto Karolinska, responsável pelo Nobel de Medicina. A iniciativa, que transcorreu entre os dias 15 e 17de março, também incluiu reuniões de trabalho na Academia Real de Ciências e na Academia Sueca (a qual cabe a seleção do Nobel em Literatura).

O diretor do Conselho Editorial do JB, Marcos Troyjo, destacou:

É inegável a crescente influência do Brasil, a maneira altiva com que atravessou a recente crise econômica mundial e o papel de equilíbrio em tabuleiros complexos da política internacional. afirmou Troyjo. Por isso, o JB tem realizado conferências sobre o Brasil em associação com alguns dos mais importantes centros de pensamento do mundo, como MIT, Instituto de Empresa (IE) da Espanha e Columbia University. Vamos aproveitar o interesse internacional e promover nosso país.

Caças e intercâmbio

O embaixador brasileiro na Suécia, Antonino Mena Gonçalves, sublinhou o fato do País hoje ter empresas de forte presença global, como Petrobras, oitava maior empresa do mundo; Itaú-Unibanco, 10ªinstituição financeira do planeta; e Embraer, líder em aviação regional. A Suécia é o maior comprador do etanol brasileiro na Europa e, para Mena Gonçalves, o único aliado do Brasil na esfera das alternativas energéticas.

Grande parte da Europa ainda não fez a travessia entre o discurso e a adoção de tecnologias limpas diz Mena Gonçalves.

O Secretário de Estado das Relações Exteriores da Suécia, Gunnar Wieslander, assinalou a parceria estratégica que seu país deseja estabelecer com o Brasil, que será reforçada com a visita dos monarcas suecos ao país nos próximo dias, quando estarão acompanhados da maior comitiva empresarial sueca de todos os tempos.

Além de parcerias em vários setores, muitos deles debatidos na conferência liderada pelo JB, como o de biocombustíveis, o rei Carl Gustav deseja promover os aviões de caça produzidos pela Gripen, braço de aviação e tecnologias sensíveis do conglomerado de que também fazem parte marcas como Scaniae Saab. A aeronave sueca disputa com a americana Boeing (F-18 SuperHornet) e a francesa Dassault (Rafale) no processo de escolha do novo caça da aviação militar brasileira.

Carl Gustaf sabe da difícil tarefa de convencimento que tem à frente.

É sempre um problema ter de optar entre coisas boas. reconhece Gustaf. Espero que o Brasil faça a escolha certa. Se escolhidos, ficaremos muito orgulhosos. Podemos fazer uma cooperação muito forte, com ampla transferência de tecnologia em vários setores.

 

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.