Discussão sobre caças é necessária devido a valor e ano eleitoral, diz Lula PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 26 March 2010 13:56

Lula disse que rei da Suécia defendeu caças de seu país. "É muito dinheiro que será pago pelo governo", afirmou o presidente

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (24) que as discussões sobre a compra dos caças que vão equipar a Força Aérea Barsileira (FAB) são importantes porque o Brasil está em ano eleitoral, o valor do negócio é muito alto –pode chegar a U$ 10 bilhões– e a conta ficará para o próximo governo. “Temos apenas que ter o cuidado necessário porque estamos em ano eleitoral e uma coisa desta envergadura não pode ser especulação política, vamos ter de conversar com todos os setores da sociedade. Depois vamos tomar a decisão”, disse Lula. 

Lula recebeu nesta tarde a visita do rei Carl XVI, da Suécia, e da rainha Silvia. No encontro, o rei da Suécia defendeu os caças produzidos em seu país. A conversa ocorreu durante reunião entre o sueco, Lula e os ministros de Relações Exteriores, Celso Amorim, e da Defesa, Nelson Jobim. Os suecos disputam com França e Estados Unidos o contrato para a venda de 36 caças ao Brasil. O governo já manifestou interesse pelas aeronaves francesas, mas ainda não fechou contrato.

“Obviamente o rei da Suécia fez o que fazem todas as pessoas que conheço fazem nessas reuniões. Vou encontrar com o [presidente da Rússia, Dmitry] Medezedev e ele vai falar sobre os aviões russos, no negócio dos BRIC, vou encontrar com o [Barack] Obama para discutir a questão nuclear, ele vai falar sobre os aviões americanos, vou encontrar com o [Nicolas] Sarkozy e ele vai falar dos aviões franceses. É importante cada um vai falando, quem sabe assim os preços vão caindo, e a gente vai conversando”, disse o presidente. 

Lula disse ainda que a decisão sobre os caças será tomada “no momento adequado”. Ele informou que o ministro da Defesa está consultando secretárias do próprio ministério sobre o estudo feito pelo comando da Aeronáutica. Relatório da Força Aérea Brasileira (FAB) aponta que a proposta dos caças franceses é “mais consistente”. 

“O ministro Jobim está consultando as secretarias do próprio Ministério da Defesa sobre o estudo feito pelo comando da Aeronáutica. Aí vamos convocar o Conselho de Defesa. Aí eu vou tomar a decisão no momento adequado. O Brasil pelo tamanho que tem precisa de caças e precisa modernizar seus aviões e vamos fazer o que for melhor”, disse.

 

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.