Brasil entrega texto de acordo militar com EUA à Unasul PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 21 April 2010 17:53

 

 

 

O Brasil entregou à União das Nações Sul-Americanas (Unasul) o texto do acordo de cooperação militar que assinou com os Estados Unidos no dia 12 de abril. O anúncio foi feito ontem pelo chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, cujo governo exerce a presidência rotativa do organismo.

O documento foi enviado anteontem ao grupo e será analisado pelos presidentes da entidade durante seu encontro, no dia 4 de maio, em Buenos Aires.

Patiño indicou que este procedimento faz parte do acordo estabelecido pela Unasul para deixar claros os convênios militares assinados por seus membros, após o polêmico pacto selado por Colômbia e EUA, que permite que o uso de sete bases colombianas por soldados americanas, sob a justificativa de combate ao narcotráfico. Isso ajuda "que se fortaleçam as relações de confiança. Nos alegra muito que o governo brasileiro tenha tido a amabilidade de nos enviar o texto do acordo", destacou o ministro de Relações Exteriores equatoriano, que no dia 9 de abril pediu ao Brasil para manter o organismo sul-americano informado.

O documento foi assinado em Washington pelo secretário de Defesa americano, Robert Gates, e pelo ministro de Defesa brasileiro, nelson jobim, e prevê a colaboração em investigação e desenvolvimento militar, exercícios militares conjuntos e projetos comerciais, entre outros temas.

 Fonte:Jornal do Commercio

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.