IFI busca fornecedores para novo avião da FAB Projeto KC-390 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 28 May 2010 13:41

 

Cargueiro KC-390 está em desenvolvimento pela Embraer, em São José, e vai substituir o Hécules



Representantes de pelo menos 16 empresas estrangeiras estão em São José dos Campos para fazer contatos com possíveis fornecedores da cadeia aeronáutica da região que possam produzir equipamentos e componentes para o avião cargueiro KC-390, em desenvolvimento pela Embraer.O encontro, batizado de "Offset Workshop KC-390", no Parque Tecnológico, tem como objetivo discutir durante dois dias --ontem e hoje-- os planos de cooperação para o desenvolvimento do novo cargueiro e serve ainda como forma de "quebrar o gelo" entre as empresas que querem fazer parte da produção do novo avião para a Força Aérea Brasileira. A nova aeronave, destinada ao transporte e que substituirá o modelo Hércules, foi idealizada pela FAB e tem previsão de entrar em operação a partir de 2015, com dois protótipos entregues pela fabricante de aviões.

Acordo.
De acordo com o coronel Affonso Henriques Rodrigues, responsável pelo IFI (Instituto de Fomento e Coordenação Industrial), órgão ligado ao Ministério da Defesa e organizador do evento, a intenção é apontar às empresas estrangeiras quais pequenas e médias organizações do cluster aeronáutico do Brasil estão aptas para prestar serviços. Desta forma, seria desenhada a primeira formação dos offsets --forma de compensação exigida pela FAB em contrato que defende a aquisição de componentes feitos no Brasil por empresas estrangeiras fornecedoras da Embraer. "Foram pré-selecionadas 24 indústrias do exterior, que são responsáveis, por exemplo, pela fabricação de motores e trens de pouso. A proposta é que seja iniciado neste encontro um diálogo que poderá se transformar em um contrato fechado de produção", afirmou Rodrigues.

Reuniões.
Segundo Marcelo Nunes, do Cecompi (Centro para Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista), de São José dos Campos, hoje estão previstas cerca de 200 reuniões entre as empresas. "Dos 350 empreendimentos aeronáuticos existentes no país, 150 são da região e 52 estão ligados ao Cecompi. Muitos podem se tornar prestadoras de serviço na produção do cargueiro", disse Nunes. Há previsão de que um novo encontro ocorra em setembro deste ano. Ainda não há estimativa de valores referentes a contratos efetivados, já que a produção do KC-390 poderá ter início entre o segundo semestre de 2011 e 2012.

Cargueiro.
De acordo com o diretor do programa KC-390 na Embraer, Paulo Gastão Silva, ainda não há uma previsão de quantas empresas podem ser contratadas para o fornecimento de componentes para a nova aeronave. "Ainda é prematuro dizer, já que o projeto está em desenvolvimento. São pelo menos oito empresas internacionais e outras tantas do Brasil que poderão se beneficiar", disse. Orçado em US$ 1,3 bilhão, o programa tem 400 engenheiros da Embraer trabalhando diretamente no projeto de desenvolvimento e industrialização do novo avião de transporte militar .

 

Fonte: O Vale - EDUARDO CARVALHO - Raquel Cunha

Last Updated on Friday, 28 May 2010 15:31
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.