Esquadra brasileira realiza 28ª Operação Fraterno PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 01 June 2010 13:32

 

 

 

 

A Esquadra brasileira está realizando, em conjunto com a Armada argentina, a 28ª Operação Fraterno, na área marítima compreendida entre Buenos Aires e Rio Grande, com o propósito de aprimorar o nível de adestramento das unidades navais no planejamento e na execução de operações conjuntas e de reforçar os laços de amizade entre estas Marinhas. A Fraterno teve início no último dia 27 e irá se estender até o próximo dia 6.

A Força Naval brasileira é comandada pelo contra-almirante Luiz Henrique Caroli, comandante da 2ª Divisão da Esquadra, a bordo da fragata Constituição. A Força Naval argentina é comandada pelo capitán de navio Fernando Luis Beccaria, a bordo do Destructor ARA (Armada da República Argentina) Sarandi. O Grupo-tarefa brasileiro na operação é composto pela fragata Constituição, corveta Jaceguai e os helicópteros Super Lynx (AH-11A) e Esquilo (UH-12/13). Além destes meios, o submarino Tikuna, o navio-patrulha Benevente e o rebocador de alto-mar Tritão, estes dois últimos do Comando do 5° Distrito Naval, apoiam os exercícios previstos.

O Grupo-Tarefa argentino é composto pelo ARA Sarandi, ARA Robinson e ARA Patagônia, mais um helicóptero Fennec (AS-555) e um Alouette (AI-03). A Força Aérea Brasileira (FAB) participa da operação empregando uma aeronave Bandeirante para patrulha marítima (P-95B) e dois caças táticos de defesa aérea e ataque ao solo (F-5). Durante a operação, serão realizados exercícios e atividades marinheiras relacionadas com o incremento e a manutenção do grau de preparo de parcela de unidades navais dos países participantes, como navegação em águas restritas e tiro de superfície sobre alvo rebocado.
Os navios integrantes dos GTs brasileiro e argentino estarão atracados em Rio Grande entre os dias 3 e 6 deste mês, estando programada visitação pública aos navios brasileiros, nos dias 5 e 6, das 14h até o pôr-do-sol. Os visitantes terão oportunidade, também, de participar do cerimonial comentado à Bandeira Nacional, realizado durante o pôr-do-sol.

Durante a estada no Porto do Rio Grande, serão realizadas Ações Cívico-Sociais (Aciso), com a doação voluntária de sangue e de vestuários. A doação de sangue será realizada nos dias 4 e 5, no Banco de sangue da Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande. A doação de mais de 2 mil peças de vestuário, destinadas a entidades beneficentes, está prevista para o dia 4, a partir das 14h, na sede do Comando do 5º Distrito Naval.

 Fonte: Agora

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.