Jato voa seis vezes a velocidade do som PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 02 June 2010 13:40

 

 

O Exército americano [Na realidade a Força Aérea Americana -USAF - Editor ALIDE] testa um avião supersônico que atingiu seis vezes a velocidade do som. O teste com o X-51A Waverider feito na Califórnia, no último dia 26, foi considerado “um sucesso”, segundo informações da Força Aérea.

O avião foi liberado de um B-52 já no ar, para então ativar seus motores. A nave experimental bateu o recorde hipersônico voando por mais de três minutos (200 segundos) na velocidade Mach 6 – o que significa mais de 7 mil km/h. O recorde anterior pertencia ao NASA X-43, que voou por 12 segundos.

Nessa velocidade seria possível ir de São Paulo a Paris em pouco mais de uma hora – mas seria necessário usar roupas especiais para proteger os passageiros da aeronave das pressões extremas.

Esses chamados “Scramjets”, como o X-51, funcionam usando oxigênio que passa no motor a velocidades supersônicas, o que causa a ignição do hidrogênio.

Um jato convencional usa lâminas giratórias para jogar o ar no motor e comprimi-lo para combustão. Já nos chamados “motores ramjet”, o ar é forçado no motor a altas velocidades, mas ainda subsônicas. O nome scramjets significa justamente “supersonic combustion ramjets”, ou ramjet de combustão supersônica.

 Fonte: Info Online

Last Updated on Wednesday, 02 June 2010 14:34
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.