Gripen a postos para proteger a Copa do Mundo PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 10 June 2010 16:04

 

 

O Gripen estará na linha de frente, proporcionando segurança aeroespacial e proteção ao maior evento esportivo do planeta neste ano, a Copa do Mundo de 2010, a ser realizada na África do Sul no período de 11 de junho a 11 de julho.

A crescente frota de avançados caças Gripen multiemprego da África do Sul estará a postos, em patrulhas aéreas sobre Pretoria, Johannesburgo, Cidade do Cabo, Durban, Port Elizabeth, Bloemfontein, Rustenburg, Polokwane e Nelspruit, as cidades sede dos jogos.

A África do Sul encomendou 26 caças Gripen, compostos por nove bipostos Gripen D e 17 monopostos Gripen C.

Os Gripens da Força Aérea Sul-Africana fazem parte do 2o Esquadrão, estacionado na base aérea de Makhado, na província de Limpopo. Foram um sucesso as missões de patrulhamento aeroespacial atribuídas às aeronaves Gripen no último campeonato da Copa das Confederações, realizada pela FIFA no ano passado, um preâmbulo para o evento principal deste ano. Além disso, as aeronaves também participaram em exercícios de manutenção da paz.

O projeto do Gripen visa a atender demandas de ameaças atuais e futuras, ao mesmo tempo em que segue rigorosas especificações de segurança, confiabilidade e eficiência de treinamento.  Tudo isso é realizado com um impressionante baixo custo operacional.

No coração do Gripen está a capacidade de mudar sua missão operacional em pleno voo. Ao simples toque de um botão, o Gripen é capaz de atender às crescentes e difíceis exigências multiemprego, impostas pelas atuais zonas de conflito.

Seu sistema de armas confere ao Gripen superioridade aérea e capacidade de defesa aérea. Simultaneamente, pode desencadear uma formidável ofensiva, em termos de suporte aéreo, antinavio e reconhecimento, sem contar suas avançadas capacidades táticas de treinamento.

Sofisticados sistemas e sensores integrados de dados digitais conferem à aeronave o poderio, a inteligência e a agilidade requeridos para combater a moderna e futura “guerra de informações”.

Sua carlinga foi projetada e desenvolvida com base no princípio “não precisa, não mostra”. Isso fornece ao piloto todo o suporte necessário para a tomada das difíceis decisões demandadas pelo complexo teatro de operações táticas, sem a importunação de informações supérfluas.

O Gripen carrega todas as armas necessárias para satisfazer às atuais exigências operacionais, tanto independentemente como em cooperação com forças aliadas.

Seu sistema de armas facilita a integração de novos armamentos para fazer frente às ameaças no futuro. Isso ficou claro, no início do ano, quando o novíssimo míssil IRIS-T ar-ar fez sua estréia pública, na parada em comemoração ao 90º aniversário da Força Aérea da África do Sul.

Com o Gripen, a Saab oferece segurança direta a um evento de dimensões mundiais.

 Fonte : SAAB

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.