Legacy 450 e Legacy 500 recebem o Flightglobal Achievement Award PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 20 July 2010 17:33

Sistema fly-by-wire dos jatos é considerado a inovação do ano

São José dos Campos, 20 de julho de 2010 – A Embraer recebeu hoje o Flightglobal Achievement Award, em cerimônia realizada durante o 47º Show Aéreo Internacional Farnborough, na Inglaterra. O prêmio foi conquistado na categoria “Inovação do Ano” pelo desenvolvimento do sistema eletrônico de comandos de vôo fly-by-wire que equipará os novos jatos executivos Legacy 450 e Legacy 500, das categorias midlight e midsize.

“É uma grande honra para a Embraer receber este prestigiado prêmio e gostaria de agradecer aos leitores da revista Flight International por escolherem o sistema fly-by-wire do Legacy 450 e do Legacy 500 como a inovação do ano”, disse Luís Carlos Affonso, Vice- Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva. “Estes jatos serão os primeiros em suas categorias a possuir um sistema fly-by-wire completo, oferecendo significativas vantagens para nossos clientes. Dou os parabéns à nossa equipe por este excelente trabalho e por nos ajudar a cumprir a promessa de desenvolver aeronaves inovadoras e diferenciadas para o mercado de aviação executiva.”

O Flightglobal Achievement Awards é promovido anualmente pela revista Flight International.

O prêmio reconhece pessoas, equipes e inovações nas indústrias de aviação e aeroespacial. Ciro Tokasiki, Gerente de Desenvolvimento de Produto para o Programa Legacy 450 e Legacy 500, recebeu o prêmio em nome dos engenheiros e pilotos da equipe de desenvolvimento do sistema fly-by-wire da Embraer.

“Este reconhecimento é o resultado de um excelente trabalho em equipe dos engenheiros e pilotos da Embraer, os quais eu represento hoje com muito orgulho”, disse Ciro Tokasiki. “O sistema fly-by-wire completo com controles laterais (side-stick) possibilitará um vôo mais seguro e suave, oferecendo aos passageiros e pilotos a vantagem de um desempenho otimizado, mais conforto, maior controle, carga de trabalho reduzida e proteções do envelope de vôo.”

A experiência da Embraer com sistemas fly-by-wire remonta à década de 1980, com o desenvolvimento do caça subsônico AMX, que possuía leme e spoilers controlados por esse tipo de sistema. No final da década de 1990, a família EMBRAER 170/190 de E-Jets deu um passo à frente com o controle digital dos profundores, leme e spoilers e incorporou funções avançadas, tais como aproximação íngreme (steep approach) integrada e sistema de  proteção contra stall (perda de sustentação) por meio de limitador do ângulo de ataque.

O Legacy 450 e o Legacy 500 são os primeiros jatos da Embraer a ter sistema fly-by-wire completo, com todas as superfícies de comandos de vôo controladas digitalmente por uma arquitetura de malha fechada. Aproveitando desenvolvimentos anteriores da Empresa, estes aviões atingem um novo patamar em termos de facilidade de operação, funcionalidades e proteções. A Embraer é a responsável pelo desenvolvimento das leis de controle do sistema, que estão atualmente sendo testadas em simuladores de engenharia e serão em breve implementadas na bancada de ensaios conhecida como “Iron Bird” do Legacy 500. O primeiro vôo do jato executivo Legacy 500 está planejado para o segundo semestre de 2011.

Sobre os jatos executivos Legacy 450 e Legacy 500

Lançados em 2008, o Legacy 450 e o Legacy 500 são jatos executivos de médio porte que estabeleceram um novo paradigma nas suas respectivas categorias. Os interiores foram projetados em parceria com o BMW Group DesignworksUSA e oferece espaço e estilo inigualáveis. Estas aeronaves terão a maior cabine e o melhor isolamento acústico das suas classes. Piso plano, altura de cabine de 1,82 metro, ótima pressurização e toalete a vácuo são outras características de destaque dos jatos que complementam o desempenho superior e os baixos custos operacionais.

O avançado sistema aviônico da Rockwell Collins – Pro Line Fusion™ – oferecerá um amplo alerta situacional com interface altamente intuitiva. Os motores de última geração HTF7500E, fabricados pela Honeywell, incorporam as mais recentes tecnologias para atender aos requisitos de desempenho com aprimorada eficiência em termos de consumo de combustível, facilidade de manutenção, baixos custos operacionais e reduzido nível de emissão de ruídos e poluentes, diminuindo o impacto ambiental. Os jatos serão os mais rápidos das suas categorias e os únicos equipados com o moderno sistema eletrônico de comandos de vôos fly- by-wire, tecnologia de última geração que aumenta a segurança das operações e o conforto dos passageiros, além de reduzir a carga de trabalho dos pilotos e o consumo de combustível.

O Legacy 450 é projetado para transportar até nove passageiros e terá alcance de 4.260 km (2.300 milhas náuticas) com quatro passageiros ou 4.070 km (2.200 milhas náuticas) com  oito passageiros, ambos incluindo reservas de combustível NBAA IFR. O jato poderá voar sem escalas do Rio de Janeiro para Bariloche, na Argentina.

O Legacy 500 levará até 12 passageiros e é projetado para ter alcance de 5.560 km (3.000 milhas náuticas) com quatro passageiros ou 5.190 km (2.800 milhas náuticas) com oito passageiros, ambos incluindo reservas de combustível NBAA IFR. Estas características permitirão aos clientes voar do Rio de Janeiro para Chicago, nos EUA, com uma única parada em Caracas, na Venezuela.

Nota da ALIDE: Este release da Embraer salienta claramente o tipo de benefício indireto que programas de transferência de tecnologia (ToT) em programas de aeronaves militares podem posteriormente gerar importantes vantagens competitivas nas linhas de produtos destinados ao mercado civil. Mais do que a exportação de caças construídos sob liocença ou o desenvolvimento de caças 100% nacionais é de se esperar que os offsets tecnológicos do programa F-X2 venham na realidade a dinamizar a competitividade dos novos produtos de jatos execurivos e de aeronaves de transporte comercial da Embraer.
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.