FAB e Embraer anunciam previsão inicial de aquisição do KC-390 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 21 July 2010 11:59

 

 

 

Força Aérea Brasileira tem a intenção de adquirir 28 aviões de série

São José dos Campos, 21 de julho de 2010 – A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Embraer anunciaram hoje, durante coletiva de imprensa no 47º Show Aéreo de Farnborough, na Inglaterra, a intenção de compra futura de 28 aeronaves KC-390 para atender ao planejamento da FAB.

O programa de desenvolvimento do novo jato de transporte militar foi assinado entre FAB e a Embraer em abril de 2009, durante a sétima edição da feira aeronáutica e de defesa Latin America Aero and Defence (LAAD), no Rio de Janeiro.“A Força Aérea Brasileira é o principal parceiro estratégico da Embraer desde a criação da Empresa em 1969”, afirmou Orlando José Ferreira Neto, Vice Presidente Executivo para o Mercado de Defesa da Embraer. “Este anúncio reforça nossa motivação e o comprometimento em conceber um produto de última geração que deverá superar os requisitos da FAB e as expectativas do mercado.”

O projeto avança conforme planejado e a fase de estudos preliminares foi concluída com sucesso. O primeiro vôo do avião está previsto para 2014 e entrada em serviço para o final de 2015. As campanhas mais importantes de ensaios em túnel de vento, com modelos em escala reduzida, foram concluídas e permitiram congelar a configuração aerodinâmica. A arquitetura estrutural e as tecnologias de sistemas estão já também definidas. Os estudos mostram que a capacidade de carga do KC-390 deverá superar aquela estabelecida os requisitos iniciais e chegar a 23,6 toneladas.

Um modelo em tamanho real do compartimento de carga foi construído para avaliação do espaço interno e das operações de carga descarga com carregamentos típicos. Os resultados dessas avaliações têm  demonstrado a grande versatilidade da aeronave. O KC-390 contará com a tecnologia CARP (Computed Air Release Point), integrada ao sistema digital de comandos de vôo (fly-by-wire), o que resultará em maior precisão no lançamento de cargas e menor carga de trabalho para a tripulação. O avião terá ainda moderno sistema aviônico, incluindo dois visores frontais (Head-Up Display – HUD), e sistema completo de autodefesa. O KC-390 será totalmente compatível com a tecnologia de visão noturna (Night Vision Goggles – NVG).

Mais rápido que seus competidores, o jato poderá operar em pistas curtas e semi-preparadas. Dentre as principais missões, será utilizado para transporte de tropas e cargas, incluindo nos ambientes da Antártida e da Amazônia, como avião reabastecedor, para busca e resgate(SAR) e na evacuação médica (Medical Evacuation – MEDEVAC).

 

Fonte: Embraer

Nota da Alide: Segundo informações apuradas por Alide esta será apenas a encomenda piloto de um total de cerca de 70 aeronaves destinadas à FAB. Este número expandido (muito maior do que os atuais 23 C-130) visaria garantir o quesito "mobilidade" do Exército Brasileiro, um dos principais pilares da Estratégia Nacional de Defesa (ENS).

Além dos aviões da FAB existe ainda um interesse pela aquisição de mais umas 20 unidades para serem operadas pelos Correios. Por trás desta inusitada venda para a estatal reside a certeza do Ministério da Defesa de que como todos os aviões comerciais em uso pelas cias aéreas do país se encontram contratados sob forma de leasing com empresas financeiras estrangeiras, legalmente eles não são passíveis de serem mobilizados pelas FFAA brasileiras em caso de guerra ou de grave crise internacional como podia ser feito no passado.

Se todos estes planos realmente terão sucesso é coisa para se descobrir durante a próxima década.

 

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