Centro de Lançamento de Alcântara inicia Operação FOGTREIN I - 2010 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 21 July 2010 14:53

O Centro de Lançamento de Alcântara realiza, até o dia 6 de agosto, a Operação Fogtrein I - 2010. Diferente das operações anteriores, na Fogtrein I – 2010 ocorrerão os lançamentos de dois foguetes: um Foguete de Treinamento Básico – FTB, tendo como finalidade o treinamento operacional do Centro de Lançamento, e um Foguete de Treinamento Intermediário – FTI Experimental, visando a avaliação do projeto de desenvolvimento do veículo, incluindo o motor e sua carga útil.
Ambos são fabricados pela empresa nacional AVIBRAS, que busca, com essas operações, a obtenção de dados para qualificação e certificação do veículo.

Os lançamentos demonstram a capacitação e preparo do Centro de Lançamento de Alcântara, em conjunto com profissionais do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno. Além disso, comprovam a capacidade da indústria nacional de prover veículos competitivos para o fim a que se destinam, o de treinamento das equipes operacionais e verificação dos meios de solo do Centro de Lançamento.
Do ponto de vista ambiental a operação ocorrerá sem qualquer dano, visto a mínima dispersão de poluentes na queima do combustível sólido que se encontra dentro das normas dos órgãos de meio ambiente.

Todas as medidas de segurança também são tomadas prevenindo qualquer hipótese de acidente, já que toda área marítima e aérea são interditadas, além dos sobrevoos de esclarecimento de área pela aeronave P-95 – Bandeirante Patrulha, do 3º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação (Esquadrão Netuno). A Operação conta ainda com apoio de equipe de resgate e salvamento do 1º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação, Esquadrão Falcão, equipados com os helicópteros UH-1H.

 

Fonte: FAB

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.