Operação “Ninfa XXIII” PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 30 August 2010 14:17

 

 

 

No período de 09 a 20 de agosto, uma Força-Tarefa do 6° Distrito Naval, composta pelos navios da Flotilha de Mato Grosso, realizou a Operação “Ninfa XXIII”, com a participação dos Navios-Patrulha Fluvial da Armada Paraguaia, “Capitán Cabral” (P-01) e “Itaipu” (P-05).

A Força-Tarefa brasileira foi composta pelos seguintes meios: Monitor “Parnaíba”; Navio-Transporte Fluvial “Paraguassu”; Navio de Apoio Logístico Fluvial “Potengi”; Aviso de Transporte Fluvial “Piraim”;  Navios-Patrulha “Piratini” e “Penedo”; Embarcação de Apoio Fluvial  “Leverger”; duas Embarcações de Desembarque; uma aeronave IH-6B do Esquadrão HU-4; Destacamentos do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário; Destacamentos do Batalhão de Comando e Controle; Batalhão de Engenharia; Batalhão de Infantaria; Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais; e uma equipe de Mergulhadores de Combate.

A Operação simulou uma situação em que os meios navais restabeleceram e mantiveram o controle de uma área ribeirinha, por meio da localização e neutralização de um grupo paramilitar.

Esse exercício, realizado a cada dois anos, sempre com a presença de navios da Armada Paraguaia, visa incrementar a interoperabilidade entre as Marinhas do Brasil e do Paraguai; aplicar procedimentos operativos na condução de operações em ambiente ribeirinho que, devido às suas peculiaridades ambientais, exigem elevado grau de familiarização com a região; e consolidar os laços de amizade que unem as duas Marinhas. Esse ano, a Operação ocorreu no Rio Paraguai, nas proximidades da cidade de Porto Murtinho (MS).

Fonte: Marinha do Brasil

 

 

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.