Força Aérea Brasileira participa dos festejos de 7 de setembro PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 03 September 2010 12:14

 

Exposição de aeronaves, foguetes e equipamentos, simuladores de voo e desfile aéreo estão entre os destaques da participação da Força Aérea Brasileira nas comemorações da Semana da Pátria em Brasília.

Nos dias 4 e 5 de setembro, das 9h às 17h, a FAB participará da Exposição da Independência, no Parque da Cidade. No estande, os visitantes poderão experimentar como é pilotar um avião da Esquadrilha da Fumaça em um simulador de voo. Também terão a oportunidade de vestir um macacão de voo e posar para fotos ao lado de um helicóptero H-1H, que cumpre missões reais de busca e resgate.

Estarão expostos ainda os foguetes brasileiros VSB-30 e VS-40, equipamentos de controle de tráfego aéreo e meteorologia, motocicletas e maquetes de aeronaves. Para as crianças, a atração será uma oficina de montagem de maquetes de papel dos aviões da FAB. A Força Aérea FM também estará presente transmitindo uma programação especial com entrevistas, sorteio de brindes e jogo de perguntas e respostas.


Desfile de 7 de Setembro

No dia 7 de setembro, a Força Aérea realizará Desfile Aéreo e Terrestre na Esplanada dos Ministérios. Mais de 400 militares da FAB desfilarão, enquanto no céu haverá a passagem de 28 aeronaves, incluindo sete aviões T-27 Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido popularmente como Esquadrilha da Fumaça.

Na véspera do desfile, dia 6 de setembro, às 9h, as aeronaves da FAB envolvidas na demonstração realizarão um treinamento sobre a Esplanada dos Ministérios.

 

Mais informações:

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

(61) 3966-9639 / 3966-9659 / 9961-4239

imprensa@fab.mil.br

 

Sequência do Desfile Aéreo (7 de setembr)

 

  1. Passagem em formação de quatro F-2000, quatro F-5M, quatro A-1 e um avião-tanque KC-130;
  2. Passagem em formação utilizada para reabastecimento com um KC-130, dois F-2000 e quatro A-29;
  3. Passagem de dois C-105;
  4.  Passagem dos T-27 da Esquadrilha da Fumaça; e
  5.   Apresentação da Esquadrilha da Fumaça após os desfiles.

 

Aeronaves no Desfile Aéreo

 

F-2000 Mirage

O F-2000 é um caça de interceptação e defesa aérea. Atinge mais de duas vezes a velocidade do som (2.300 km/h) e leva até seis toneladas de armamentos, como mísseis, bombas e foguetes. No Brasil, é operado pelo 1º Grupo de Defesa Aérea, sediado na Base Aérea de Anápolis (GO).

 

F-5M

O F-5M é um caça supersônico de defesa aérea e ataque ao solo. Com velocidade máxima de 1700 km/h e capacidade de transportar mais de três toneladas de armamentos, a aeronave foi modernizada pela Embraer e opera no Brasil a partir do Rio de Janeiro (RJ) e Canoas (RS).

 

A-1

O A-1 é um caça fabricado no Brasil utilizado para missões de ataque e reconhecimento. Atinge 1.160 Km/h, tem um alcance de 3300 km e leva até 4 toneladas de armamentos. Os A-1 da FAB operam a partir do Rio de Janeiro (RJ) e Santa Maria (RS).

 

A-29

O A-29 Super Tucano é um turbohélice projetado e construído no Brasil para missões de ataque, treinamento e interceptação de pequenas aeronaves. A aeronave atinge 590 km/h, leva até 1,5 toneladas de armamentos e já foi exportada para Colômbia, Chile, República Dominicana e Equador. No Brasil, a aeronave opera a partir de Campo Grande (MS), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Natal (RN).

 

KC-130 Hércules

O C-130 Hércules é uma aeronave de grande porte capaz de levar até 20 toneladas de carga e pousar em pistas curtas. No Brasil, cumpre missões como o transporte de tropas, ressuprimento dos contigentes brasileiros no Haiti e na Antártica e reabastecimento em voo de caças. Atinge 592 km/h e tem um alcance de até 3.800 km.

 

C-105

O C-105 Amazonas é um bimotor turbohélice utilizado para transporte tático e logístico, com capacidade para mais de 9 toneladas, velocidade de 576 km/h e 4.300 km de alcance. No Brasil, opera a partir de Manaus (AM) e Campo Grande (MS).

 

T-27 Tucano – Esquadrilha da Fumaça 

O T-27 Tucano é um avião turboélice de treinamento e ataque leve desenvolvido pela Embraer e operado por 17 países. No Brasil, é utilizado na formação de novos pilotos da FAB na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), e pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido popularmente como “Esquadrilha da Fumaça”.

 

 Fonte: CECOMSAER

Last Updated on Friday, 03 September 2010 12:20
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.