Aviso de Patrulha “Albacora” é incorporado à Marinha do Brasil PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 29 September 2010 13:29

  

 

A Marinha do Brasil incorporou, em 24 de setembro, mais um Aviso de Patrulha (AviPa), construído pela Indústria Naval do Ceará S.A (INACE). A solenidade, realizada no píer do Marina Park Hotel, em Fortaleza (CE), marcou o batismo do navio, que recebeu o nome de AviPa “Albacora”, e sua transferência para o Setor Operativo.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos. Estiveram presentes o Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Carlos Augusto de Sousa; o Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Airton Teixeira Pinho Filho; o Diretor de Sistemas de Armas da Marinha, Vice-Almirante Elis Treidler Öberg; o Comandante da 10ª Região Militar, General-de-Divisão Hélio Chagas de Macedo Júnior;  o Coordenador do Programa de Reaparelhamento da Marinha, Contra-Almirante Afrânio de Paiva Moreira Júnior; e o Diretor-Presidente do INACE, Antônio Gil Fernandes Bezerra.

Atracada ao píer, a nova embarcação recebeu o tradicional banho de champanhe, após o acionamento do dispositivo por sua madrinha, a Sra. Vera Lucia Afonso Ramos, esposa do Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos.

Lançado ao mar no dia 09 de agosto, o AviPa contribuirá nas ações de Patrulha e Inspeção Naval e deve, também, ser utilizado em manobras de reboque de embarcações de porte semelhante, em tarefas de Busca e Salvamento (SAR) e em apoio a operações de mergulho livre e autônomo, ao longo do litoral sob jurisdição do Comando do 1o Distrito Naval, cuja sede fica localizada no Rio de Janeiro.

O nome da embarcação é originário de um peixe semelhante ao atum, encontrado em toda a costa brasileira, especialmente no Nordeste. O Aviso de Patrulha possui casco e superestrutura construídos em alumínio, 22,80 metros de comprimento e alcança uma velocidade máxima de 25 nós. A uma velocidade de 15 nós, o navio tem autonomia de três dias e um raio de ação de 300 milhas náuticas (cerca de 777 quilômetros). A sua tripulação é formada por um Oficial e cinco Praças.

Fonte: Marinha do Brasil

 

 

 

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.