Escola de Projeto de Submarinos é inaugurada na França PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 16 September 2010 00:00

 

 

 

Em cerimônia realizada no dia 16 de setembro, em Lorient (França), foi inaugurada a Escola de Projeto de Submarinos (École de Conception des Sous-Marins), construída pela empresa francesa Direction des Constructions Navales et Services (DCNS), especialmente para efetuar a transferência de tecnologia do projeto de submarino nuclear, à exceção da propulsão nuclear, aos engenheiros navais da Marinha do Brasil, conforme previsto em contrato do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

A cerimônia de inauguração foi presidida pelo Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, e contou com a presença do Prefeito da cidade de Lorient, do Comandante Naval da Região, da Deputada da Comissão de Defesa no Parlamento Francês, do representante da Direction Génerale de l'Armement, do Gerente de Projeto para a Transferência de Tecnologia, do Diretor da Divisão de Submarinos da DCNS, do Diretor do PROSUB, além de outras autoridades locais.

Representando o Brasil, participaram o Coordenador-Executivo do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, o Encarregado do Escritório Técnico do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ET-PROSUB) na França, além de representantes da Odebrecht, da Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear e do ET-PROSUB de Paris.

Com a inauguração, está em andamento um programa de preparação, que durará 18 meses, para formar três grupos que se juntarão sucessivamente, sendo o primeiro constituído por 26 engenheiros navais da Marinha do Brasil. Ao retornar ao Brasil, esta turma inicial será responsável por disseminar a tecnologia de projeto de submarinos para os demais engenheiros do Programa de Desenvolvimento de Submarinos. O PROSUB tem como propósito projetar o primeiro submarino de propulsão nuclear do Brasil, a ser inteiramente construído no futuro Estaleiro Naval de Itaguaí, no litoral do Rio de Janeiro.

Fonte: Marinha do Brasil

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.