Engenharia Britânica conquista marco na aviação PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 04 October 2010 14:14

 

 

 

Engenheiros aeronáuticos da BAE Systems, em parceria com universidades do Reino Unido, desenvolveram um veículo aéreo não tripulado (Vant) chamado Demon. A aeronave emprega tecnologias revolucionárias, entre elas uma que permite voar sem o uso de controles mecânicos convencionais, como flaps. No lugar, são usados jatos de ar para controlar a direção da aeronave.

 

Essa inédita tecnologia possibilita que menos peças sejam colocadas em movimento, gera uma necessidade de manutenção menor e dá ao avião um perfil mais discreto.

 

O voo experimental do Demon, realizado no dia 17 de setembro na base aérea de Walney Island, na Cumbria, Reino Unido, foi o primeiro voo sem flap da história a ser autorizado pela Autoridade de Aviação Civil do país.

 

A BAE Systems é reconhecida como líder no campo da autonomia inteligente para aeronaves não tripuladas. Promoveu o desenvolvimento do FLAVIIR (Flapless Air Vehicle Integrated Industrial Research), programa de £6.2 milhões que originou o demonstrador do Demon depois de ter sido proposto um "Grande Desafio" para universidades do Reino Unido há cinco anos.


O sistema sem flap, desenvolvido em torno de um conceito chamado de controle de voo fluídico, foi o resultado do trabalho colaborativo entre universidades de Cranfield e Manchester em conjunto com o Centro de Tecnologias Avançadas da BAE Systems, e foi testado em túneis de vento e em modelos antes dos ensaios em larga escala do Demon terem início.  


Apesar de o Demon em si não se tornar uma aeronave de produção, uma série de tecnologias contidas nele poderá ser aproveitada para uma variedade de plataformas na aviação.

 Fonte: BAE Systems

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.