Marinha do Brasil participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 25 October 2010 13:25

 

 

 

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na Esplanada dos Ministérios em Brasília. O evento acontece no período de 18 a 24 de outubro e seu tema principal é a “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. Esta feira de ciência prevê o debate sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade de forma sustentável e conjugada com a melhoria das condições sócioeconômicas da população.

Na tarde da última terça-feira (19), o Secretário de Ciência, Tencnologia e Inovação da Marinha, Vice-Almirante Ilques Barbosa Junior, compareceu à cerimônia de premiação “Destaque do Ano na Iniciação Científica” e ressaltou que eventos como estes são uma forma de agregar o conhecimento no campo da ciência junto à população. O Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, aproveitou o momento para falar das conquistas no campo da educação e citou o Almirante Álvaro Alberto, que foi um dos pioneiros na criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Ministro fez, também, uma comparação da evolução acadêmica ao longo de 20 anos. “Há 20 anos nós formávamos 5 mil mestres e doutores. No ano passado, nós formamos cerca de 50 mil. Nós multiplicamos o número de pós-graduados”, lembrou.

O Professor Roberto Germano Costa, Amigo da Marinha, falou que a parceria com as Forças Armadas, especialmente com a Marinha, é muito importante para agregar conhecimento. “O mar sempre foi um grande desconhecido e nada melhor do que a Marinha para travar uma parceria em prol da construção do conhecimento em conjunto” – afirmou.

Para o professor, a idéia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi uma grande iniciativa para mostrar à sociedade que a tecnologia não está apenas nas grandes descobertas, mas no cotidiano das pessoas.

A Marinha do Brasil participa do evento com estandes do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) e da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM). Nos estandes, foram elaboradas exposições sobre a Amazônia Azul, Programa Antártico Brasileiro e o Programa do Submarino com Propulsão Nuclear.

O público mais frequente, por ocasião da abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, era de estudantes, que chegavam em ônibus lotados para prestigiarem o evento.

Existe hoje, no mundo inteiro, a preocupação em associar o crescimento econômico à proteção do meio-ambiente, à preservação da vida no planeta e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia possibilita, com suas ações de popularização da ciência, a divulgação e a discussão do tema “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável” Junto à Sociedade Brasileira.

 Fonte: Marinha do Brasil

 

 

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.