Rafale International propoes parceria à Prefeitura de São Bernardo do Campo PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 10 November 2010 20:05

 


 

Iniciativa reforça compromisso francês de transferir tecnologia e conhecimento para empresas, universidades e entidades públicas e privadas brasileiras

São Paulo, 10 de novembro de 2010 – Em reunião ocorrida no dia de ontem, no gabinete do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, o consórcio RAFALE INTERNATIONAL, representado pelo vice-presidente executivo da DASSAULT AVIATION Eric Trappier, reafirmou seu apoio à indústria brasileira. Durante o encontro, o executivo reforçou as intenções do consórcio em formar parcerias e transferir conhecimento a empresas, universidades e entidades públicas e privadas da região.

Este compromisso é mais um passo na proposta do consórcio RAFALE INTERNATIONAL, que já assinou cartas de intenção para 67 projetos com 38 empresas e entidades brasileiras para o desenvolvimento e transferência de tecnologia do caça RAFALE no Brasil, representando mais de 160% do valor do contrato dos aviões. Como já confirmado várias vezes pelas autoridades brasileiras, a transferência de tecnologia é fundamental para a decisão a ser tomada a respeito dos aviões de combate do programa F-X2.

O encontro em São Bernardo do Campo é a mais recente iniciativa de um trabalho de aprofundamento da cooperação entre o consórcio e a indústria brasileira, que vem sendo desenvolvido intensamente ao longo dos últimos meses. Este mesmo processo tem envolvido recentes reuniões de trabalho com um grupo de engenheiros da EMBRAER no Brasil e na França, com o objetivo de detalhar as formas de atuação conjunta.

“O consórcio RAFALE é um dos dois competidores no mundo – ao lado dos EUA – que domina e possui de maneira autônoma a totalidade das tecnologias de ponta exigidas para um avião de combate. Estas tecnologias e o conhecimento associado para o seu desenvolvimento estarão à disposição das indústrias brasileiras”, afirma Eric Trappier, vice-presidente executivo da Dassault Aviation.

O governo francês se comprometeu a transferir tecnologias extremamente sensíveis sem restrição, não necessitando de qualquer autorização posterior. Os últimos meses foram aproveitados pelo consórcio RAFALE para aprofundar as modalidades de cooperação com as várias instituições do setor aeroespacial, a fim de permitir não somente a transferência destas tecnologias, mas também a criação de um número significativo de postos de trabalho diretos e indiretos.

A parceria estratégica entre Brasil e França no âmbito do programa RAFALE será complementada por uma cooperação industrial e tecnológica para o desenvolvimento do avião de transporte militar KC-390, do qual o governo francês já se comprometeu a adquirir uma dezena de unidades. Esta cooperação industrial e tecnológica deverá envolver a EMBRAER, gigante da aeronáutica nacional, e todas pequenas e médias empresas do setor capacitadas.

Alinhado a esta iniciativa de ampliar a transferência de tecnologia do programa RAFALE à indústria brasileira, a equipe do consórcio trouxe à Prefeitura de São Bernardo do Campo um conjunto de propostas. O consórcio, já presente no Grande ABC por meio das empresas DASSAULT SYSTEMES e OMNISYS, vai ampliar sua atuação acompanhando a evolução tecnológica local.

A futura parceria proporcionará o desenvolvimento significativo da atividade de produção aeronáutica a partir de empresas existentes na região, como a OMNISYS, filial do grupo THALES, participante do consórcio. Será criado um pólo de formação universitária e profissional de excelência para as tecnologias do futuro, já exigidas no setor da defesa e que serão naturalmente aplicadas aos consideráveis investimentos que o país fará para a exploração do Pré-Sal.

Com o apoio da DASSAULT SYSTEMES, líder mundial de software de desenvolvimento e processos industriais, a parceria contribuirá para a transição da atividade manufatureira para uma atividade de serviços centrada em alta tecnologia, posicionando a cidade de São Bernardo como pioneira na América Latina no conceito de "Cidade Digital".

Sobre o Rafale International

Rafale International é uma joint-venture (G.I.E Groupement d'Intérêt Economique), constituída pela Dassault Aviation, Snecma e Thales para  promover a aeronave de combate Rafale a clientes internacionais. Imagens, vídeos e mais informações: www.rafale.com.br.

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.