Ahmadinejad admite que centrífugas iranianas foram afetadas por vírus PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 01 December 2010 13:42

 

TEERÃ - O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, afirmou nesta segunda-feira que várias centrífugas que produzem urânio enriquecido foram desativadas por programas instalados no material eletrônico, em uma alusão ao vírus informático Stuxnet.

O problema foi solucionado, acrescentou Ahmadinejad, primeiro dirigente iraniano a reconhecer que o programa nuclear deste país foi vítima de um vírus.

"Eles conseguiram, de maneira limitada, desativar várias de nossas centrífugas, mas nossos especialistas puderam intervir e já não poderão voltar a fazê-lo", declarou o presidente respondendo a uma pergunta sobre os problemas sofridos pelo programa de enriquecimento do urânio iraniano.

Ahmadinejad não precisou sobre quem se referia ao usar o pronome 'eles'. Também não pronunciou exatamente a palavra vírus.

O Irã se viu afetado em junho passado pelo vírus Stuxnet.

Recentemente, um funcionário iraniano afirmou que 30.000 computadores industriais foram infectados pelo vírus.

"Este vírus foi criado há um ano e reuniu informações sobre os computadores industriais", acrescentou.

Depois disse que os computadores pessoais foram os mais afetados pelo vírus.

Minutos antes, Ahmadinejad afirmou nessa entrevista coletiva que o "Irã tem o direito de enriquecer urânio e produzir combustível (para suas instalações nucleares) e este direito não é negociável".

Ahmadinejad fez a declaração antes da reunião de 5 de dezembro do Irã e das potências do grupo "5+1" (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha) para tentar retomar o diálogo, interrompido há um ano, sobre o programa nuclear iraniano.

As potências ocidentais temem que o Irã tente produzir armamento nuclear sob o pretexto de um programa civil, o que o Irã nega.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou em 9 de junho uma resolução que reforça as sanções econômicas contra o Irã por seu programa nuclear.

 

 

Fonte: Agência France Presse

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.