Dassault amplia parcerias com Embraer PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 09 February 2011 13:12
 

O Consórcio Rafale International, fabricante do caça francês Rafale, promove hoje uma nova aproximação com as empresas e entidades do setor aeroespacial e de defesa do polo tecnológico de São José dos Campos. Para detalhar o processo de cooperação global e de transferência de tecnologia ofertado pelos franceses, no processo de escolha da nova aeronave de combate brasileira, o consórcio francês convidou 60 empresas da região para participar de um seminário que será realizado nas instalações do Parque Tecnológico da cidade.

Segundo o diretor de uma das empresas integrantes do consórcio francês, a Dassault Aviation, Jean-Marc Merialdo, o seminário também será uma oportunidade dessas empresas reforçarem os benefícios da proposta de parceria estratégica com o Brasil no programa de aquisição dos novos caças da Força Aérea Brasileira (FAB).

O consórcio Rafale, de acordo com o executivo, já assinou 39 cartas de intenção e 67 projetos com empresas, entidades e universidades brasileiras. "Os projetos de offsets (acordos de compensação) e de transferência de tecnologia propostos pela França ao governo brasileiro estão acima de 160% do valor do contrato de aquisição das aeronaves", ressaltou Merialdo.

Com a Embraer, diz o executivo, o consórcio está em fase de aprofundamento dos seus acordos de parceria. "Temos nos reunido regularmente com a Embraer, tanto no Brasil, quanto na França, para discutir propostas de transferência de tecnologia em áreas como material composto, integração de sistemas, eletrônica embarcada, motores e aerodinâmica."

O executivo disse que a Thales, uma das participantes do consórcio, poderia ajudar a Embraer a desenvolver sua capacidade na área de veículos aéreos não-tripulados (vants). A Dassault-Aviation é líder de um grupo de empresas europeias que está desenvolvendo o projeto de um vant de combate europeu chamado nEUROn. A Thales é responsável pelo sistema de datalink com as estações de terra.

O seminário discutirá, entre outros assuntos, os desafios da cooperação franco-brasileira e programas aeronáuticos-indutores do desenvolvimento de polos de competitividade.

 

Fonte: Valor Econômico - Virgínia Silveira

 

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.