Mais de 3 mil homens atuarão na segurança de Obama em Brasília PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 18 March 2011 14:42

 

 

Esplanada dos Ministérios será fechada por por cerca de 10 horas. Presidente dos Estados Unidos chega ao Brasil na manhã de sábado.

 

A visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil, que se inicia neste sábado (19) em Brasília, será marcada por um forte esquema de segurança, com bloqueio de vias e atuação das três Forças Armadas. De acordo com o Comando Militar do Planalto, mais de 3 mil homens atuarão na segurança do presidente norte-americano durante a permanência dele em Brasília, entre policiais federais, civis e militares, bombeiros e militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

"O esquema de segurança está muito forte. Seguimos o roteiro padrão de recepção de autoridades estrangeiras com alguns acréscimos para garantir a integridade de todos", afirmou o coronel Carlos Penteado, do Comando Militar.

Para impedir o acesso do público ao presidente dos EUA e evitar a entrada de pessoas sem credencial nos locais onde Obama estará durante o dia, a Esplanada dos Ministérios, principal avenida de Brasília, será bloqueada. É na Esplanada que fica o centro político de Brasília, com ministérios, Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal.

O bloqueio vai das 8h até o embarque de Obama para o Rio de Janeiro, previsto para as 18h45. "Como é um sábado, tem pouco movimento. O bloqueio é importante para garantirmos a segurança", explicou o coronel Penteado.

Outra medida adotada foi cercar a Esplanada com grades para evitar que pedestres atravessem as ruas e se aproximem do Palácio do Planalto, onde Obama será recebido pela presidente Dilma Rousseff, e do Itamaraty, onde o norte-americano almoçará.

Durante todos os trajetos de Obama pela cidade, o carro dele será acompanhado por batedores da Polícia Militar e veículos ocupados por policiais federais e oficiais do serviço secreto norte-americano.

Caças de prontidão

Além dos homens que atuarão em solo para proteger o presidente dos EUA, a Força Aérea Brasileira (FAB) vai colocar caças de prontidão e posicionar baterias de artilharia antiaérea em locais estratégicos durante a visita.

Segundo a FAB, o espaço aéreo brasileiro será monitorado por aviões-radares. Caças F-5EM, Mirage 2000 e A-29 Super Tucano estarão de prontidão em caso de necessidade. Também haverá restrições a voos.

Obama chega ao Brasil no sábado (19), às 8h. Ele terá reunião com a presidente Dilma no Palácio da Planalto e depois se encontrará com empresários. No domingo (20), ele estará no Rio de Janeiro, onde discursa na Cinelândia, visitará uma Unidade de Polícia Pacificadora e o Cristo Redentor.

 Fonte: Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.