EUA mataram Bin Laden, afirma Obama PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 02 May 2011 09:58

 

O líder da rede Al Qaeda, Osama bin Laden, foi morto por tropas dos EUA ontem no Paquistão, anunciou o presidente Barack Obama na madrugada de hoje. "A justiça foi feita", disse Obama, em cadeia nacional. Bin Laden foi morto em um esconderijo em Abottabad, a 115 km de Islamabad, capital do Paquistão, após tiroteio com Forças dos EUA.

 

O saudita Osama bin Laden, líder da organização terrorista Al Qaeda -responsável pelos ataques de 11 de Setembro de 2001- foi morto por agentes a serviço dos Estados Unidos, segundo informou na madrugada de hoje o presidente dos EUA, Barack Obama.

O presidente fez o anúncio num anúncio em cadeia nacional de TV.

Bin Laden teria sido morto numa casa perto da periferia de Islamabad, a capital do Paquistão.

O governo americano vinha caçando Bin Laden desde seu desaparecimento nas montanhas de Tora Bora, no Afeganistão no fim de 2001, logo após os atentados contra Nova York e Washington.

Segundo a rede CNN, Bin Laden teria sido morto por agentes americanos em uma mansão.Não estava claro, porém, se ele foi morto por tropas das Forças Armadas americanas ou por agentes da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos.

Tão logo as primeiras informações surgiram, centenas de pessoas se concentraram em frente à Casa Branca para comemorar.

A morte do extremista é considerada uma grande conquista para a administração do democrata Obama, após as repetidas promessas de seu antecessor republicano, George W. Bush de levar o extremista a julgamento. Bush deixou o poder em 2009 sem conseguir cumprir a promessa.

Desde seu desaparecimento em 2001, Bin Laden só foi visto por meio de gravações em vídeo, na maioria das quais fazia ameaças aos EUA e a potências do ocidente. A caça ao extremista e sua organização justificou a invasão do Afeganistão 2001 por tropas dos EUA e das potências aliadas. Também deu impulso à guerra no Iraque.

A CIA suspeitava que nos últimos anos Bin Laden se escondia na área montanhosa de Chitral, no extremo noroeste do Paquistão -área próxima tanto da fronteira com a China como das montanhas de Tora Bora, bastião da insurgência Taleban no Afeganistão.

Nos atentados de 2001, morreram cerca de 3.000 pessoas.

 

 Fonte: Folha de S.Paulo

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.