Lançamento de Aspide na ARA PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 26 November 2008 10:23

Argentina: míssil Aspide é lançado desde navio

Os motores da arma antiaérea, utilizada pela Armada, foram repotenciados pelo Centro de Investigaciones Científicas y Técnicas para la Defensa que depende do Ministerio de Defensa Argentino.DISPARO. O míssil foi lançado do contratorpedeiro "La Argentina".

Com um grande dispositivo militar, a Armada Argentina experimentou hoje o lançamento desde un navio do míssil "Aspide", cujos motores foram repotenciados em nosso país pelos los especialistas que trabalham no Centro de Investigaciones Científicas y Técnicas para la Defensa (CITEFA).A operação, realizada a unos 100 quilômetros ao sudeste de Puerto Belgrano, foi  encabeçada pela ministra da área, Nilda Garré, e pelo chefe da Armada, almirante Jorge Godoy. Desde o convés do contratorpedeiro "Almirante Brown", Garré destacou também "a boa tarefa" efetuada pelo CITEFA.O Aspide foi lançado do convés do contratorpedeiro lança mísseis (Meko 360) "La Argentina". Garré destacou a "grande motivação" dos marinheiros, no total uns 2.000, que participaram hoje do exercício integral com epicentro numa frota composta por seis unidades de superfície."Vocês viram a suboficial que se pois a chorar quando viu o disparo do míssil e que disse: 'estou a vinte anos na Armada e não acreditava que iria presenciar isto'", agregou a ministra."Temos um lote muito importante de Aspide, e (com a conquista do CITEFA) recuperamos toda essa capacidade não apenas na parte propulsora do míssil mas também na telemetria. Devemos estar orgulhosos dos especialistas argentinos, entre eles civis, que trabalharam neste projeto", assinalou Godoy, por sua parte.A sua vez, Garré disse que "são todos desenvolvimentos próprios, alcançados com o  esforço de pesquisa tecnológica" realizado no país. "Não podemos nos esquecer da diminuição nos investimentos por tantos anos. Aqui, há anos, que não se colocavam em operação estes lançadores".

O Aspide é um míssil antiaéreo de origem italiana e de médio alcance (uns 15 quilômetros), destinado à defesa pontual de navios, que pesa uns 110 quilos, mede 1.5 metros de comprimento e possui alta capacidade de impacto. Sua plataforma de disparo é o lançador óctuplo Albatros, que se distingue dos dois quádruplos de Exocet dec que também dispõem os MEKO 360, entre outros tipos de armas.

 Fonte: El Clarín http://www.clarin.com  

Artigo sobre a repotencialização dos Aspide na Argentina:

http://www.alide.com.br/joomla/index.php/component/content/article/36-noticias/229-motor-aspide 

 

Last Updated on Wednesday, 26 November 2008 10:36
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.