IAI vai recuperar motores dos A/F-1 da MB PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 26 November 2008 10:59

VF-1 caminha para retomar plena operacionalidade.

 

Após um duro hiato causado pela indisponibilidade dos motores turbojato de seus A/F-1 Skyhawk, a Força Aeronaval da Marinha acaba de adjudicar à empresa israelense IAI a tarefa de recuperar dez dos motores originalmente comprados pelo Brasil da Força Aérea do Kuweit, junto com o lote de caças.

Inicialmente, a concorrência para a realização destes reparos tinha sido vencida pela empresa Argentina LMAASA – Lockheed Martin Aircraft Argentina AS, o serviço deveria  ser realizado nas suas oficinas na cidade de Córdoba. No entanto, ao receberem os motores brasileiros, os técnicos argentinos anunciaram formalmente que seu estado era pior do que eles tinham avaliado em São Pedro da Aldeia, antes da concorrência, e que seria assim necessário renegociar os custos referentes ao serviço.

Naturalmente, a Marinha do Brasil não aceitou essa contra-proposta e por isso, vários meses acabaram sendo gastos tratando de cancelar o contrato na esfera jurídica internacional, para que a recuperação pudesse ser realizada pelo contratante que, anteriormente, ficara em segundo lugar.

Com estes motores recuperados, o numero de aviões de asa fixa operacionais aumentará significativamente, restaurando a capacidade operacional da unidade VF-1. Este fato coincide com o breve retorno do NAe São Paulo ao mar, após longo período de manutenção pesada, permitindo que sejam re-iniciados os programas de certificação dos pilotos brasileiros em pouso e lançamento de aeronaves embarcadas em navio aeródromo.

Fonte: ALIDE /Diário Oficial da União

 

COMANDO-EM-CHEFE DA ESQUADRA

COMANDO DA FORÇA AERONAVAL

EXTRATOS DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

Espécie: Termo de Justificativa de Inexigibilidade de Licitação nº 05/2008; Contratante: Comando da Força Aeronaval; Contratada: ISRAEL AEROSPACE INDUSTRIES LTD - BEN-GURION INTERNATIONAL AIRPORT 70100 - ISRAEL; Objeto: Serviço de desmontagem, inspeção, reparação conforme seja necessário, balanceamento, remontagem, teste em bancada e aprovação para retorno ao serviço de 10 motores Pratt & Whitney J52 P-408, bem como todos os acessórios que equipam os motores Whitney J52 P-408, pertencentes as aeronaves AF-1/1A "Skyhawk" da Marinha do Brasil, incluindo revisão geral e incorporação de modificação técnica do fabricante em unidade controladora de combustível e outros acessórios; Custo: USD 5.771.700,00 (cinco milhões setecentos e setenta e um mil e setecentos dólares americanos); Recurso Orçamentário X-01.2083.01.00, FR 176; Enquadramento: Artigo 25, caput da Lei 8.666/1993. Aprovo, conforme o previsto no Art. 26 parágrafo único, itens II e III da lei 8.666/1993. São Pedro da Aldeia, RJ em 25 de novembro de 2008;

CMG Hugo Marcelo Vieira de Melo Pimentel - Ordenador de Despesas.

Ratifico, conforme previsto no art.26 da lei nº 8.666/1993. São Pedro da Aldeia, RJ em 25 de novembro de 2008. Contra-Almirante Nelson Garrone Palma Velloso - Comandante da Força Aeronaval.

  
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.