Saab inaugura centro de pesquisa no ABC PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 18 May 2011 14:03

Serão destinados US$ 50 milhões em investimentos para estimular tecnologia no país

 

A Saab, empresa sueca que atua no setor de defesa, inaugura hoje um centro de pesquisa e desenvolvimento em São Bernardo do Campo (ABC paulista) para impulsionar o desenvolvimento tecnológico no Brasil.

Os investimentos somam US$ 50 milhões e serão destinados ao CISB (Centro de Inovação Sueco-Brasileiro) principalmente para a contratação de projetos ligados às áreas de defesa e segurança, energia sustentável e desenvolvimento urbano.

O centro funcionará em parceria com empresas, governos e universidades do Brasil e da Suécia. Também integram o CISB as empresas Volvo, Scania, Vale e Atech (recém-adquirida pela Embraer Defesa e Segurança.)

São 40 parceiros até o momento que já participam da iniciativa e serão membros da associação CISB, com lugar no conselho e em comitês temáticos criados para decidir sobre o foco de atividades e projetos.

Fabricante do caça Gripen, a Saab é uma das empresas que disputam o contrato de fornecimento dos 36 caças supersônicos para a renovação da frota da FAB (Força Aérea Brasileira).

As outras duas no páreo são a norte-americana Boeing, fabricante do caça FA-18, e a francesa Dassault, que produz o modelo Rafale.

"Existe um contexto político forte, não há como negar. Há uma intenção dos dois governos de cooperar na área de segurança, diretamente relacionada ao projeto FX-2 (programa dos caças, interrompido pelos cortes no Orçamento). Não há como tirar o peso desse projeto. Mas existe intenção de realizar projetos em outras áreas", diz Bruno Rondani, diretor-executivo de implantação.

No setor de defesa, a ideia é desenvolver pesquisas e tecnologia para radares, equipamentos de comunicação e controle militares.

CAPTAÇÃO DE RECURSOS

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, informa que, além da criação de projetos, o centro atuará na captação de recursos com bancos e financiadores brasileiros e estrangeiros.

"Com a instalação desse centro, São Bernardo vai se tornar um polo de referência em desenvolvimento de tecnologia e inovação. A cidade e o Brasil ganharão muito. Além disso, já temos várias conversas com a Scania de novos investimentos na cidade", diz o prefeito.

Rondani destaca que outra área de interesse em estabelecer parcerias é a de energia sustentável. "A Suécia reconhece o Brasil como líder tecnológico [no etanol] e de produção. O país tem o recurso e o conhecimento, e a Suécia quer desenvolver projetos dentro do plano de incentivar cidades limpas."

Participam hoje da inauguração o presidente mundial da Saab, Hakan Buske, e a prefeita da cidade de Linkoping (Suécia), Ann-Cathrine Hjerdt, além de outros representantes do governo sueco.

Fonte: Folha de S.Paulo - CLAUDIA ROLLI

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.