Pilotos de transporte da FAB passam a usar óculos de visão noturna PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 05 September 2011 11:10

Pilotos de transporte de carga, de tropa e de resgate da Força Aérea Brasileira (FAB) passaram a usar, nesta semana, óculos de visão noturna em voos no Amazonas. O equipamento já tinha sido usado por pilotos de caça da corporação durante a Operação Ágata 1, na região de fronteira de Brasil e Colômbia, o que permitiu a destruição de pistas de pouso clandestina em São Gabriel da Cachoeira (AM).

Segundo a FAB, a partir deste momento, os pilotos que transportam paraquedistas e que atuam na área de intendência, passarão a otimizar suas ações com possibilidades de voo em período de 24 horas. Com os óculos de visão noturna, por exemplo, será possível fazer decolagem e pouso em pistas sem iluminação e sinalização aérea. As aeronaves com pilotos usando óculos de visão noturna decolaram da Base Aérea de Manaus. Foram feitas navegações a baixas alturas, lançamento de cargas e de paraquedistas. O equipamento usado pela FAB é chamado de NVG (Night Vision Googles) e amplifica em até 50 mil vezes a luminosidade e aproveita a luz da lua e das estrelas para que os pilotos consigam voar mesmo sem referências visuais. Pilotos baseados em Campo Grande e nas unidades equipadas com helicópteros Blackhawk e caças Super Tucano também estão equipados com os óculos de visão noturna. TreinamentoA FAB realizou treinamento submetendo os pilotos a limitações de voo com a visão em tons de verde e a falta de noção de profundidade, além da redução do campo visual. Pistas clandestinas Caças da Força Aérea Brasileira (FAB) destruíram, na madrugada de 18 de agosto uma pista de pouso clandestina em São Gabriel da Cachoeira (AM), a cerca de mil quilômetros de Manaus. Foi a primeira vez que uma operação do tipo foi realizada com equipamentos noturnos. Há suspeita de que a pista fosse usada por traficantes. Foram usados mísseis para destruir a pista. No começo de agosto deste ano, a FAB havia destruído outra pista de pouso clandestina na mesma região. A ação faz parte da Operação Ágata 1, que começou em 5 de agosto, com o objetivo de combater crimes típicos da região fronteiriça.

Fonte:G1-Mundo

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.