Gripen prova capacidade de supercruzeiro em teste PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 26 January 2009 17:05
  

Capacidade de supercruzeiro do Gripen

Em um teste de vôo realizado, a aeronave de demonstração Gripen Demo comprovou sua capacidade de supercruzeiro (“Supercruise”), ou seja, a capacidade de voar com velocidades supersônicas, sem usar o recurso de pós-combustão, economizando combustível e ampliando o alcance.

No final do ano passado, o Gripen Demo realizou 40 saídas de acordo com seu programa de desenvolvimento, que objetiva a abertura do envelope de vôo em termos de velocidade, altitude, ângulo de ataque e cargas.  Neste ano, os testes prosseguem no mesmo ritmo acelerado. O vôo de supercruzeiro, realizado hoje, faz parte dos testes conduzidos em altas velocidades que incluem vôos supersônicos com diferentes alternativas de carga.

O piloto de teste da Saab Magnus Ljungdahl, pilotou o Gripen Demonstrator em velocidades de supercruzeiro.“O vôo foi realizado em cima do Mar Báltico a uma altitude de 28.000 pés, quando alcancei velocidades superiores a Mach 1,2.  Sem utilizar o recurso de pós-combustão, mantive a mesma velocidade até sair da área de testes, quando precisei retornar ao Centro de Testes de Vôo da Saab, em Linköping”.

“Um marco importante”

“Poder demonstrar a clientes em potencial que o Gripen tem capacidade de supercruzeiro representa um marco importante”, disse Bob Kemp, Diretor de Marketing da Gripen International, “e realizar isso em um prazo de apenas nove meses após a primeira apresentação ao público do Gripen Demonstrator é uma façanha que poucas aeronaves, se houver alguma, podem superar”.

O Gripen Demo é uma plataforma de testes de vôo para a nova geração de caças Gripen e para novos desenvolvimentos a serem introduzidos nas atuais aeronaves Gripen C/D. Em conjunto com equipamentos de teste, baseados em terra, o Gripen Demonstrator desenvolverá e comprovará sistemas e capacidades essenciais ao futuro, inclusive seu motor mais poderoso, o General Electric F414G, seu novo radar de varredura eletrônica ativa AESA (Active Electronically Scanned Array), bem como seus avançados sistemas de comunicações e de guerra eletrônica.

Last Updated on Monday, 26 January 2009 17:21
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.