Embraer lança cargueiro militar KC-390 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 15 April 2009 02:02

  

EMBRAER LANÇA PROGRAMA DO JATO DE TRANSPORTE MILITAR KC-390

Empresa firma parceria com a Força Aérea Brasileira para o novo programa

 

São José dos Campos, 14 de abril de 2009 – Em cerimônia realizada hoje durante a sétima edição da Latin America Aero and Defence (LAAD), feira aeronáutica e de defesa que acontece de 14 a 17 de abril no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro, a Embraer fechou contrato com a Força Aérea Brasileira (FAB) para o programa da aeronave de transporte militar KC-390. O evento contou com a presença do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de
Moura Neto, do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, e do Diretor-Presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado.
 
“O lançamento do programa KC-390 representa um novo marco na parceria estratégica histórica entre a Força Aérea Brasileira e a Embraer”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer. “Acreditamos que o desenvolvimento do KC-390 resultará em um produto altamente eficiente para uso da FAB em suas missões de transporte de cargas e reabastecimento e representará mais uma plataforma bem sucedida de exportações para a Empresa e para o país.”
 
A FAB estabeleceu os requisitos para essa aeronave, assim como ocorreu com outros produtos de sucesso fabricados pela Embraer, como o Bandeirante, o Tucano, as versões de vigilância aérea e de sensoriamento remoto do ERJ 145 utilizadas no Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM) e o Super Tucano.
 
O novo jato atenderá às necessidades da FAB, em total aderência à nova Estratégia Nacional de Defesa. A participação de outros países nesse programa será avaliada juntamente com a FAB e a entrada em serviço da aeronave está prevista para 2015. O Programa KC-390 contribuirá, a curto-prazo, para a manutenção de empregos de alta qualificação e, a mais longo prazo, tem
potencial para gerar expressivos volumes de exportação de grande valor agregado.
 
A existência do estudo dessa aeronave de transporte militar foi divulgada há dois anos, na última edição da LAAD. O jato possuirá ampla cabine, equipada com rampa traseira, para transportar os mais variados tipos de carga, incluindo veículos blindados, e será dotado dos mais modernos sistemas de manuseio e lançamento de cargas.
 
O novo jato poderá ser reabastecido em vôo e também utilizado para reabastecimento de outras aeronaves, em vôo e em solo. A cabine de carga permitirá configuração para missões de evacuação médica (Medical Evacuation –MEDEVAC). Os avanços técnicos do KC-390 incluem a tecnologia fly-by-wire, que diminui a carga de trabalho dos pilotos, otimizando o cumprimento da missão e aumentando a segurança e a capacidade de operar em pistas curtas e semi-preparadas.
 
A FAB já opera outros modelos de aeronaves de transporte de fabricação da Embraer, como o EMB 120 Brasilia, o ERJ 145 e o Legacy 600. Além dessas, também integram a frota aeronaves militares de projeto e fabricação nacional, como o Tucano, os aviões de inteligência, vigilância e reconhecimento (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance – ISR) operados no âmbito do
SIVAM e o Super Tucano, além do AMX, desenvolvido em parceira com empresas italianas. Em junho de 2008, a Embraer assinou um contrato para a venda de dois jatos EMBRAER 190 à FAB, que serão configurados especialmente para o transporte de autoridades.
 

 

Last Updated on Wednesday, 15 April 2009 14:51
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.