EUA compra Sukhois na Ucrânia para uso como "Aggressor" PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 18 May 2009 03:31
 

 

EUA compra Sukhois na Ucrânia para uso como "Aggressor"

Data: 12 Maio 2009

MOSCOU, 12 de Maio 2009 – Os Estados Unidos compraram dois exemplares do caça russo Su-27 Flanker para treinamento dos pilotos americanos, na esperança de poderem dar contra-partida ao crescente número de caças russos de 4ª geração vendidos no mundo, como o SU-27 e Su-30, diz uma revista online americana.

As duas aeronaves foram adquiridas de uma companhia privada Ucraniana, pela Tac Air, da cidade de Reno, estado de Nevada, que também provém serviços de treinamento e de suporte às forças militares.  Estes chegaram a bordo de um avião de transporte AN-124 ucraniano.  Especula-se que não seriam os primeiros do tipo a serem adquiridos por operadores americanos – mas provavelmente serão os mais falados, já que muitos avistamentos deste modelo aconteceram em áreas próximas ao Centro de Testes de Vôo da Força Aérea Americana, Destacamento 3, mais popularmente conhecido por “Áera 51” (e suas estórias de extra-terrestres).

Estas novas aquisições irão se adicionar à frota de treinadores L-29 e L-39, e caças MiG-17 da Tac Air, que agora se torna a “primeira companhia a oferecer treinamento de caças de 4ª geração.”  Elas serão utilizadas para testar a eficácia e performance dos radares americanos e de suas contra-medidas, diz o site da Strategy Page.

De acordo com fontes americanas, as duas aeronaves foram adquiridas em sua versão comercial sem capacidade de armamentos, e serão modificadas pela companhia U.S. Pride Air com os equipamentos necessários.

O caça Su-27 pesa 33 toneladas e é similar ao F-15 Eagle, mas custa quase um terço a menos.  Os Su-27 tem sido produzidos na Russia desde 1982, e ainda estão na ativa na Russia, tendo sua vida operacional extendida através de manutenções graduais. 

Desenvolvido antes do fim da Guerra Fria, este caça é um dos melhores que a Russia já produziu.  O governo russo ajudou a Sukhoi a sobreviver durante os anos 90, inclusive ajudando financeiramente no desenvolvimento de uma versão avançada do Su-27, chamada de Su-30.  Este provou ser um caça extraordinário, e é hoje o carro-chefe da Sukhoi, sendo responsável por uma grande parte das exportações russas, através de sua exportadora oficial, a Rosoboronexport.  A Russia já vendeu estes caças para a China, Venezuela, Malásia, India e Algéria.  Há agora várias versões do Su-30, com muitos tipos de upgrades.  Mesmo que somente 700 unidades do Su-27 foram produzidas de 1984 até a queda da Unão Soviética em 1991, se adicionarmos os números de Su-30, o total passa das 1.000 unidades (incluindo-se as versões produzidas sob licença na China e na India).

Tradução e edição: Edson Chen

Fonte: RIA Novosti e outras (vide links abaixo)

http://www.air-attack.com/news/article/3702/US-buys-Su-27-fighters-from-Ukraine-for-aggressor-training.html

http://www.strategypage.com/htmw/htintel/articles/20090511.aspx

Last Updated on Monday, 18 May 2009 03:44
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.