Thales Define Melhora nos Sensores do Rafale: Damocles XF PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Saturday, 23 May 2009 00:07

 

Por Craig Hoyle

A Thales está em vias de oferecer a nova versão "XF" do seu casulo designador de alvos (identificação e mira) Damocles, e espera completar vôos de qualificação deste sistema em meados de 2012.

Ele deve ser equipado com uma nova câmera diurna com zoom contínuo, e uma câmera melhorada para imagens infra-vermelho de alta resolução. O Damocles XF será capaz de fornecer video em tempo real às tropas terrestres e aos controladores aéreos da linha de frente através de datalink, diz a Thales.

As características-chave do novo modelo serão a melhora na qualidade de imagens de curta e média distância, e o sistema automático de melhora de definição (sharpening) das imagem para como maneira de reduzir o trabalho dos operadores, diz Pascal Jourdan, gerente de projeto do Damocles na Thales Optronique.  O novo sistema multi-funcional será capaz de fornecer os dados precisos dos alvos para bombas e mísseis guiados a laser e GPS/INS, e realizar reconhecimento tático e avaliação imediata de danos causados pelo ataque.

"Tivemos que realizar algumas melhorias no casulo," diz Jourdan. Ele espera encerrar o design desta nova versão até o final do ano. O sistema XF manterá o mesmo peso do original, cerca de 280kg (617lb), também as características aerodinâmicas do Damocles original, diz ele, evitando o alto custo de um novo processo de re-certificação.

A Thales já vendeu 10 unidades do Damocles à marinha da França, no inicio da década, mais 15 adicionais em 2007 para equipar os Rafale-F3 da Armée d l'Air (a Força Aérea Francesa). Ela ainda vendeu 75 unidades para cinco outros países, do qual Jourdan diz que "para nós é um requisito básico poder atualizar os casulos anteriores já operacionais para a configuração XF”.

Enquanto isto, Serge Larroque, gerente de produtos de reconhecimento da Thales Optronique diz que o casulo Reco NG/Areos de sua companhia estará na fase final de qualificação com o Rafale-F3 já em julho. O pod, então, será entregue ao centro de testes de vôo da Armée d l'Air na base aérea de Mont de Marsan para apoiar o trabalho de desenvolvimento conceitual do modelo [no original: to support concept of operations development work.]

O sistema de inteligência de imagens Reco NG será entregue aos Rafale-F3s da Força Aérea e da Marinha Francesa, que colocaram um pedido conjunto de 20 unidades. A Força Aérea será a primeira a testar a capacidade operacional dos sistema de reconhecimento tático e estratégico já no início do próximo ano, diz Larroque. "Estamos prontos para nos integrarmos de forma ainda mais completa à rede de dados, provendo imagens sob demanda," diz.

A Thales já realizou mais de 100 vôos de qualificação com o Reco NG em células de Rafale e de Mirage 2000. A companhia já se encontra estudando melhorias futuras para o sistema, incluindo aí a integração de novos sensores multi- e hiper-spectrais, diz Larroque.

Tradução: Edson Chen

Fonte: http://www.flightglobal.com/articles/2009/05/20/326767/thales-outlines-sensor-enhancements-for-rafale.html

 

Last Updated on Saturday, 23 May 2009 03:16
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.