Pirataria (de verdade) na Costa da Somália PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 26 May 2009 21:22

  

Pirataria (de verdade) na Costa da Somália

 Parte 1 – Russos Contra os Piratas 

Um destroyer da frota do Pacífico da Russia que estava escortando seis navios mercantes através do Golfo de Aden, entre a costa da Somália e do Yemen, atirou salvos de advertência contra piratas Somalis que tentavam abordar um dos navios, diz um porta-voz da marinha russa, à agencia RIA Novosti. 

O navio EIDE TRADE, de bandeira das Ilhas Marshall, fazia parte de um comboio escoltado pelo destroyer russo ADMIRAL PANTELEYEV, quando no sabado dois botes de velocidade aproximaram dos lentos navios na tentativa de capturar um deles.  Os destroyer russo então atirou na direção deles que então mudaram de rumo. 

“Seis navios mercantes de diferentes países estavam sob a guarda do Admiral Panteleyev (um destroyer da classe Udaloy de aproximadamente 7 mil toneladas) como parte de um comboio internacional de passagem pela região em uma rota segura.  Nossa frota do Pacífico se dispôs a escoltar então o cargueiro Eide Trader, mesmo sendo um navio lento,” diz o porta-voz. 

Tendo todos os navios do comboio passado seguramente pelas águas infestadas de piratas, o Admiral Panteleyev segue para o Bahrain para reabastecimento antes de voltar para começar outra jornada de proteção aos navios mercantes na mesma região do Aden. 

O Admiral Panteleyev está equipado com mísseis anti-navio, anti-aéreo e anti-submarinos, 4 canhões 30mm, 2 canhões 100mm, 2 helicópteros Ka-27 Helix, além de torpedos e metralhadoras. 

Este mesmo destroyer capturou um barco com 29 piratas em abril deste ano, que são suspeitos de terem sequestrado com sucesso um petroleiro com tripulação russa quando este passava pelo Golfo de Aden a caminho da Singapura. 

Mais de 20 navios de guerra de marinhas de uma dúzia de países estão patrulhando a costa da Somália contra atos de pirataria.  No ano de 2008, segundo as Nações Unidas, piratas Somalis atacaram 120 embarcações resultando em resgates de 150 milhões de Dólares a eles, o que motivou ainda mais os ataques em 2009 até hoje. 

Parte 2 – Canadenses Contra os Piratas 

Pela segunda vez, uma fragata canadense interviu contra piratas no Golfo de Aden, norte da Somália.  Um helicóptero Sea King do HMCS WINNIPEG (irmão do HMCS Montréal onde um de nossos integrantes da ALIDE  passou 12 dias a bordo cobrindo a Unitas Gold de 2009) perseguiu dois botes piratas, que se separaram e distanciaram. 

Ambos o helicóptero e o navio de guerra conseguiram depois chegar aos dois botes, a quase 80Km da costa do Yemen.  Os militares abordaram um dos botes primeiro, encontrando e apreendendo vários fuzis AK-47, munições, um rifle M-16 e lançadores de granada com duas ogivas, diz o Comandante Craig Baines, capitão do HMCS Winnipeg. 

“Os três piratas haviam jogado no mar uma escada de alumínio, que foi depois recuperada.  Esta escada é tipicamente colocada na lateral de navios mercantes, nestas águas onde muitos deles foram capturados,” diz um repórter da CBC a bordo do Winnipeg. 

O navio então perseguiu e capturou o outro bote uma hora depois, e encontrou ainda mais armamentos, muitos escondidos no compartimento do motor.  No total, seis piratas foram capturados, questionados, desarmados e… soltos!  De acordo com a lei internacional, militares canadenses não poderiam entregá-los a autoridades para procedimentos legais, porque não houve nenhum sequestro real (flagrante), e muito menos de uma propriedade ou de cidadãos canadenses. 

ALIDE:  O HMCS Winnipeg é uma fragata da classe Halifax, com doze unidades produzidas, todos na ativa, que foram desenhadas e construídas no Canadá.  Equipado com um canhão Bofors de 57mm, mísseis Harpoon e Sea Sparrow (que estão sendo trocados por Evolved Sea Sparrow), torpedos, e em breve novos helicópteros Sikorsky S-92, esta classe de fragatas irá entrar em uma MOD de revitalização de seus sistemas.  Mais detalhes destes navios, incluindo fotos de seu interior, sua rotina, e performance real na próxima edição de nossa revista na web. 
Tradução: Edson Chen 
Last Updated on Wednesday, 27 May 2009 11:22
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.