Marinha do Brasil inicia as buscas à aeronave do voo AF 447 da Air France PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 01 June 2009 15:28
 
  
 
 Brasília, em 01 de junho de 2009.

 

Marinha do Brasil inicia as buscas à aeronave do voo AF 447 da Air France

 

A Marinha do Brasil decidiu empregar três navios para iniciar as buscas à aeronave desaparecida do voo AF 447, da Air France. Esses navios partiram de seus portos de origem, abaixo discriminados, e rumaram para o local das buscas, na direção nordeste de Natal-RN.

A última posição conhecida da aeronave Air France (fonte: Força Aérea Brasileira - FAB) é a da Latitude 00º 26´,59 S e Longitude 031º 52`, 64 W, localizada a cerca de 421 milhas náuticas (aproximadamente 800 Km) a NE de Natal – RN.

O Navio-Patrulha (NPa) “Grajaú” suspendeu hoje de Natal-RN, às 09:30h, demandando a posição estimada do desaparecimento, com previsão de chegada no local dia 02/JUN às 21:30h.

A Corveta (Cv) “Caboclo” suspendeu de Maceió-AL, às 10:00h de hoje, atestada de combustível, demandando a posição estimada do desaparecimento, com previsão de chegada na área dia 03/JUN, às 20:00h. A Cv “Caboclo” será empregada nas buscas SAR (Search and Rescue) e no reabastecimento do NPa “Grajaú”.

A Fragata (F) “Constituição”, atracada em Salvador (BA), de regresso da Operação Unitas Gold, recebeu ordem de suspender hoje, às 15:00h, para demandar a cena de ação. O navio dispõe de uma aeronave Lynx embarcada. A previsão de sua chegada na posição é dia 03/JUN, às 21:00h.

O Navio de Serviço da Esquadra, Fragata (F) "Bosísio" e o Navio-Tanque (NT) "Gastão Mota", estão de sobreaviso para suspender, caso necessário.

Além disso, a Marinha coordena ações de buscas junto a possíveis Navios Mercantes (NM) que estejam previstos para cruzarem a área estimada do sinistro. Caso se confirme rotas convergentes, esses navios são contactados para atuarem conjuntamente com os navios desta Força.

No presente momento, o SALVAMAR BRASIL conseguiu contato, via satélite IMARSAT, com NM navegando naquela área, os quais foram alertados sobre o incidente. Quatro NM foram acionados para ajudarem nas buscas: LEXA MAERSK, JO CEDAR, UAL MTEXAS e STOLT INSPIRATION. 

O Comando do 3º Distrito Naval, sediado em Natal-RN, assumiu o controle operativo dos navios e aeronave da MB, nas ações no mar, em apoio à FAB (SALVAERO-Recife), por meio de seu SALVAMAR NORDESTE.

Estão sendo efetuadas divulgações no “Aviso aos Navegantes” sobre o desaparecimento, com as informações disponíveis no momento (posição estimada e tipo de aeronave), sendo solicitado aos navegantes na área procurar, assistir e informar, caso avistem qualquer sinal da aeronave desaparecida.

A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha manterá  atualizados os dados sinóticos referentes ao local estimado do desaparecimento.

Maiores informações poderão ser prestadas, tempestivamente, pela Assessoria de Comunicação Social do Comando do 3º Distrito Naval, em Natal-RN, por meio dos telefones: (84) 3216-3028 ou (84) 8863-1122. 

 

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA

 

Last Updated on Monday, 01 June 2009 15:39
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.