US Navy cancela programa do novo helicóptero presidencial americano PDF Print E-mail
Friday, 05 June 2009 16:39

 

Por Stephen Trimble

 

A Marinha Americana, cancelou formalmente o programa VH-71 com a Lockheed Martin/AgustaWestland, este foi um contrato de 2004 para fornecer uma frota de helicópteros presidenciais de nova geração para o governo americano.

A decisão foi anunciada dois meses depois de o Secretário de Defesa (ministro da defesa) americano Robert Gates decidiu congelar o programa já ques que este programa mais do que dobrou seus custos, alcançando US$13 bilhões. Para tornar as coisas pior ele está atrasado em vários anos.

O Departamento de Defesa (ministério da defesa americano) planeja investir US$1,2 bilhões para melhorar os velhos Sykorsky VH-3D e VH-60N que atualmente servem de transporte presidencial.

O atraso e o aumento significativo do custo do programa VH-71 Kestrel serve como exemplo da necessidade de uma reforma substancial no processo de aquisições do Departamento de Defesa.

O VH-71 deveria ser uma simples adaptação do bem sucedido helicóptero de transporte EH101 da Agusta-Westland.  Porém, novos requerimentos inseridos no programa após a assinatura do contrato forçaram a US Navy a re-planejar todo o processo.

Com isto, o programa foi separado em duas etapas: oito aeronaves na etapa “Increment 1” e quinze na “Increment 2”.  A Lockheed construiu quase todos os oito helicópteros do “Increment 1”, mas não os quinze no “Increment 2”, que estavam congelados, pendendo uma decisão do DOD do futuro do programa, agora formalmente e devidamente cancelado.

Tradução e edição: Edson Chen

 

Fontes:

http://www.flightglobal.com/articles/2009/06/02/327241/us-navy-terminates-vh-71-presidential-helicopter-contract.html

http://www.globalsecurity.org/military/library/news/2009/06/mil-090602-nns01.htm

Nota da Alide: Não é a primeira vez que uma das forças americana modifica tardia os requerimentos operacionais de um programa industrial, geralmente ficando cada vez mais complexos.  O Exército americano junto com a propria US Navy também o fizeram no programa ACS – Aerial Common Sensor, quando a Lockheed Martin ganhou a concorrência, junto com a Embraer (fornecendo o ERJ-145) para depois extrapolarem os requerimentos até que tudo não mais caberia dentro da aeronave da Embraer. 

Sobre o VH-71, o recém empossado presidente americano já havia declarado inúmeras vezes que os atuais helicopteros eram mais do que adequados para seu transporte.

Last Updated on Saturday, 06 June 2009 17:23
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.