Câmara dos Deputados promove seminário sobre estratégias de Defesa Nacional PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 23 November 2012 08:56

 

 


As estratégias de Defesa Nacional irão permear os debates promovidos na próxima semana pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. Durante dois dias, o auditório Nereu Ramos receberá especialistas civis e militares que tratarão de temas como as grandes tendências do cenário estratégico global, a cooperação com a América do Sul e a África, subsídios para a apreciação do Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN) e o desenvolvimento da base industrial de defesa.

O seminário será aberto na terça-feira (27) pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, que tratará do tema: Defesa Nacional e Pensamento Estratégico Brasileiro. Segundo a presidenta da Comissão, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), no momento em que se registra o protagonismo brasileiro no cenário internacional, aliado à sua pretensão em conquistar um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, o tema defesa nacional ganha destaque na agenda geopolítica do país.

“O Ministério da Defesa está realizando estudos que visam modernizar e reequipar as Forças Armadas. Dessa forma, a Comissão deve participar de forma intensa nesses debates, atuando, inclusive, de forma proativa no processo de construção da política de defesa nacional do país”, defende a parlamentar.

Após a palestra inaugural do ministro Amorim, acontece o primeiro painel do seminário: “As grandes tendências no cenário estratégico global: repercussões para o Brasil”. Os expositores serão: almirante Carlos Augusto de Sousa, chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa; André Martin, professor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP); e Alfredo Jalife-Rahme, diretor do Centro de Estudos Geoestratégicos da UAM-X e colunista do La Jornada.

O encerramento ficará a cargo do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general José Carlos De Nardi, e dos comandantes da Marinha, almirante Júlio Moura Neto; do Exército, general Enzo Martins Peri, e da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. Participarão, ainda, dos cinco painéis de debates, estudiosos, integrantes das Forças Armadas e os principais agentes que elaboram e executam a política de defesa do país.

Promovido pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, o seminário conta também com o apoio do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Confira abaixo a íntegra da programação do seminário:

SEMINÁRIO ESTRATÉGIAS DE DEFESA NACIONAL

Dias 27 e 28 de novembro de 2012
Auditório Nereu Ramos — Câmara dos Deputados — Brasília/DF 

Programação do Seminário 
27 de novembro - terça-feira 
14h — Abertura 
14h30 — Conferência de abertura 
Tema: “Defesa Nacional e Pensamento Estratégico Brasileiro”, com Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Defesa, CELSO AMORIM.
15h30 — 1º Painel
Tema: “As grandes tendências no cenário estratégico global: repercussões para o Brasil”
Expositores:

• Chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa, Almirante CARLOS AUGUSTO DE SOUSA;
• Professor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP) ANDRÉ MARTIN; e
• Diretor do Centro de Estudos Geoestratégicos da UAM-X e colunista do La Jornada, Professor ALFREDO JALIFE-RAHME.

28 de novembro - quarta-feira 
MANHÃ

9h00 — 1º PAINEL
Tema: “O entorno geoestratégico brasileiro: cooperação com a América do Sul e a África”

Palestrantes:

• Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) FRANCISCO CARLOS TEIXEIRA;
• Representante da Odebrecht. Exposição sobre a importância estratégica das relações com a África; e
• Vice-diretor do Centro de Estudos Estratégicos em Defesa do Conselho de Defesa Sul-americano da União de Nações Sul-americanas, PABLO CELI DE LA TORRE

10h30 — 2º PAINEL
Tema: “Defesa e Sociedade: Subsídios para a apreciação da proposta de Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN,) remetido ao Poder Legislativo”
Palestrantes:

• Professor e Engenheiro de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF) EDUARDO SIQUEIRA BRICK. Exposição sobre fontes de financiamento para a Defesa nacional;
• Presidente da Associação Brasileira dos Estudos de Defesa, Professor MANOEL DOMINGOS. Exposição sobre a visão da academia; e
• Representante do IPEA, LUIS CESAR AZEREDO. Uma visão crítica de conjunto do LBDN.f


TARDE
14h30 — 1º PAINEL
Tema: “Desafios para o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa”
Palestrantes:

• Presidente da ABIMDE, SAMI YOUSSEF HASSUANI (AVIBRAS). Exposição sobre a visão da indústria de Defesa;
• Professor da Escola de Guerra Naval WILLIAM DE SOUSA MOREIRA. Exposição sobre o histórico do cerceamento e restrições tecnológicas à indústria de Defesa, em especial ao programa espacial e nuclear brasileiro; e
• Jornalista do Jornal O Estado de São Paulo ROBERTO GODOY.

16h — 2º PAINEL
Tema: “Os grandes projetos estratégicos das Forças Armadas”
Introdução: O Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General JOSÉ CARLOS DE NARDI, apresentará as linhas gerais do Plano de Articulação e Equipamentos de Defesa — PAED.

Palestrantes:

• Comandante da Marinha Brasileira, Almirante JULIO SOARES DE MOURA NETO;
• Comandante do Exército Brasileiro, General ENZO MARTINS PERI; e
• Comandante da Força Aérea Brasileira, Brigadeiro JUNITI SAITO.

 

 

Last Updated on Friday, 23 November 2012 08:59
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2019 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.