Defesa-Brasil: Em exercício, Forças Armadas simulam ataque a plataforma de petróleo PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 03 December 2012 10:35

 

As Forças Armadas brasileiras simularam um ataque a plataforma de petróleo da Bacia de Campos (RJ), durante exercício militar ocorrido na última segunda-feira.

Na próxima segunda, será a vez de uma operação na Reduc (Refinaria de Duque de Caxias). Os militares simularão a resposta à sabotagem dos equipamentos da unidade da Petrobras.

As ações fazem parte da Operação Atlântico 3, na qual as três forças realizam exercícios militares de defesa de áreas estratégicas do país, como campos de petróleo, portos, refinarias de combustível, usinas elétricas e nucleares.

Os exercícios são realizados nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A terceira edição da operação teve início na última segunda-feira e vai até o próximo dia 30. Ao todo, 10 mil homens do Exército, Marinha e Aeronáutica participam dos exercícios. As Forças Armadas também fazem o papel de "inimigo" e para esse trabalho foi destacado um efetivo de mil homens. O custo dessas manobras é de R$ 13 a R$ 15 milhões.

O objetivo da Operação Atlântico é conhecer melhor a capacidade de defesa dos recursos estratégicos do país e a efetividade das ações de proteção de territórios.

"Atualmente, não existe um inimigo concreto para o Brasil e é por isso que precisamos entender nossa capacidade de defesa", afirmou o almirante de esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld, comandante do Teatro de Operações da missão.

Alguns detalhes da operação foram apresentados hoje, durante coletiva de imprensa na Escola Naval, no Rio de Janeiro. Na próxima terça-feira, os jornalistas poderão acompanhar um exercício em um navio de guerra da Marinha.

O almirante de esquadra disse ainda que um segundo objetivo é apresentar os equipamentos das Forças Armadas do país, como mecanismo de dissuasão para possíveis inimigos.

"O objetivo é aumentar nossa capacidade de dissuasão e avaliar nossa efetividade na defesa dos nossos recursos estratégicos."

Fonte: Jornal A Cidade - Ribeirão Preto (SP)


 

Last Updated on Monday, 03 December 2012 10:37
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.