Empresa brasileira lança drone que decola na vertical e voa na horizontal PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 10 April 2013 17:18

 



A empresa brasileira Santos Lab lançou nesta terça-feira (9) no Rio de Janeiro um “drone”, como são chamados os veículos aéreos não tripulados (vants, na sigla em português), que decola na vertical e passa a voar na horizontal sem perder altitude.

O lançamento ocorreu durante a Feira Internacional de Defesa e Segurança (Laad), que ocorre nesta semana no Rio Centro, no Rio. Segundo a empresa, é um modelo inédito no mundo com esta capacidade.

O drone, chamado de Orbis, é redondo, não tem asas, e foi feito com tecnologia nacional. Tem 90 centímetros de diâmetro e pesa 1,5 quilo. Funcionando a base de bateria, tem autonomia de até uma hora e dez minutos.

Segundo um dos sócios da Santos Lab, Gilberto Buffara, o produto pode ser utilizado para o monitoramento de segurança e em operações policiais também à noite.

A empresa também vende os vants usados pela Marinha e espera comercializar os aviões na feira, que recebe delegações de  61 países e é a maior do segmento na América Latina.

O G1 divulgou em março um levantamento inédito apontando que mais de 200 drones estão em operação no Brasil sem que exista regulamentação para o uso civil e comercial destas aeronaves. Desde então a indústria nacional pressiona a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a regulamentar o setor. Até o momento, apenas dois vants civis - os da Polícia Federal - são autorizados a voar nos céus do país.

Os drones – zangão ou zumbido, em inglês – desempenham funções que antes dependiam de aviões e helicópteros tripulados, buscando maior eficiência e alcance, redução de custo e mais segurança.

A Anac informou que não proíbe que uma empresa fabrique vants, mas que a empresa não pode operar essas aeronaves sem a homologação. Segundo a agência, “a empresa Santos Lab não possui nenhuma certificação de vants”.

Fonte: G1

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.