Explosão do Submarino INS Sindhurakshak na India PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 14 August 2013 14:10

Foto do INS Sindhurakshak (Internet)

Pouco depois da meia noite, horário local, o submarino indiano INS Sindhurakshak atracado fora de Mumbai explodiu e pegou fogo nesta terça-feira. A Marinha da Índia informou que mergulhadores já estão trabalhando para resgatar os 18 tripulantes que estavam a bordo.

A explosão que segundo as informações oficiais, ocorreu na casa de maquinas, deixou o submarino convencional submerso nas águas do cais. Na internet circulam imagens que mostram grandes bolas de fogo amarelo e branco que iluminaram o céu da cidade a noite.

O Ministro da Defesa da Índia, A.k. Antony disse a jornalistas numa coletiva que muitos marinheiros morreram no acidente, e não forneceu mais detalhes sobre números. "É a maior tragédia dos últimos tempos", acrescentou antes de seguir para Mumbai afim de coordenar pessoalmente as operações e resgate dos sobreviventes.

Uma investigação já foi solicitada e as primeiras especulações dão conta de um vazamento de gás e/ou problemas no sistema de baterias. A embarcação é a mesma que sofreu com um incêndio em 2010 depois da explosão ocasionada por torpedos, vitimando um marinheiro. A Marinha descartou a possibilidade desse acidente ter relação com o anterior.

O INS Sindhurakshak ou "defensor do mar", é uma embarcação da classe Kilo da Índia e foram adquiridos entre 1986 e 2000. A embarcação que sofreu o acidente possui 16 anos e foi feito na Rússia, voltou a ativa depois de uma reforma que custou U$ 80 milhões para reparar os danos causados pelo acidente de 2010. O navio tem 238 metros de comprimento e 32 metros de largura, é equipado com mísseis de cruzeiro Club-S sua tripulação completa é de 52 oficiais e praças, segundo informes locais a grande maioria teria conseguido abandonar a embarcação antes que afundasse.

O acidente com o  INS Sindhurakshak ocorre em um momento importante da Marinha Indiana, na Segunda-feira foi lançado ao mar o primeiro Navio Aeródromo produzido com tecnologia local e nessa sexta-feira se comemora 61 anos da independência do país.

Com a escalada militar na China e no Paquistão, a Índia investe constantemente na atualização da esquadra com pedidos já realizados de seis novos submarinos de fabricação francesa previstos para entrar em serviço em 2015, mas a perda de uma embarcação será sentida. A frota de submarinos é composta por 10 embarcações de origem alemã e outras 4 de origem russa.

Rahul Bedi, correspondente da IHS Jane afirmou que a frota de submarinos da índia é focada na ameaça constante que representa o Paquistão para aquele país, mas que recentemente o temor da China também tem entrado na lista de ameaças, por isso ele acredita que em breve a Índia irá optar pela aquisição de submarinos nucleares para fazer frente as crescentes ambições navais de Pequim na região, afirmou.

 

Last Updated on Wednesday, 14 August 2013 15:14
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.