Porta-aviões pronto para deixar estaleiro PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 29 July 2009 10:01

 

 

Navio-aeródromo brasileiro, maior embarcação da Marinha e o único do gênero na América do Sul, que foi para manutenção por causa de um acidente a bordo há quatro anos, sai do cais em agosto. 

RIO – Depois de quatro anos fora de operação no Arsenal de Marinha, no Rio de Janeiro, o porta-aviões São Paulo (A-12) finalmente deixará o cais. Está previsto para agosto o início das primeiras provas de mar do navio-aeródromo brasileiro desde que foi para o estaleiro por causa de um acidente a bordo. Em maio de 2005, o rompimento de uma rede de vapor provocou um incêndio que matou três tripulantes. O reparo não levaria mais de seis meses, mas a Marinha decidiu antecipar uma manutenção preventiva que duraria dois anos. Novas avarias estenderam os trabalhos e apenas agora ele volta ao centro da Esquadra.
Com 266 metros de comprimento, 160 dos quais ocupados pela pista de pouso e decolagem dos caças Skyhawk, o São Paulo é a maior embarcação da Armada e o único porta-aviões da América do Sul.

Em outubro de 2007 a maior parte dos reparos foi concluída e o navio chegou a reiniciar as operações, mas logo o eixo propulsor direito apresentou problemas e precisou ser substituído. Segundo a Marinha, apenas essa operação consumiu mais de um ano. Os militares então aproveitaram para modernizar a planta propulsora dos caças e revisar equipamentos como as duas catapultas que impulsionam os aparelhos na decolagem. As redes de vapor que as alimentam foram recompostas e duas caldeiras tiveram todos seus 1,5 mil tubos trocados. Cerca de R$ 80 milhões foram gastos na manutenção. A catapulta lateral ainda está passando por uma revisão geral, mas os oficiais e os mais de mil tripulantes já estão mobilizados em um rigoroso programa de adestramento, com inspeções, treinamentos específicos e um programa de prevenção de acidentes.

Fonte: Jornal do Commercio

Last Updated on Wednesday, 29 July 2009 13:00
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.