Chávez fala em guerra e Evo Morales sugere referendo PDF Print E-mail
Thursday, 27 August 2009 08:53

 

 

DA REDAÇÃO - A Colômbia levou nesta quarta-feira à Organização dos Estados Americanos (OEA) uma queixa contra o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, por supostamente intervir em seus assuntos internos, e pediu ao líder esquerdista que deixe de semear o ódio com seus recorrentes ataques verbais. É a primeira vez que Bogotá recorre à OEA em meio à atual crise diplomática, que envolve os dois países. Chávez disse na terça-feira que está se preparando para romper relações diplomáticas com a Colômbia por causa do novo acordo militar entre Bogotá e Washington.

– Temos de nos preparar para a ruptura de relações com a Colômbia. Isso vai acontecer – disse Chávez a seu chanceler, Nicolás Maduro, numa transmissão da TV estatal.

Chávez afirma que o acordo militar, que dará aos EUA acesso a sete bases militares na Colômbia, é uma ameaça “imperialista” para isolar o seu governo esquerdista, e que isso poderá levar a uma guerra na América do Sul.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse nesta quarta-feira que proporá na cúpula sul-americana desta semana a convocação de um referendo de âmbito regional a respeito do polêmico acordo militar entre Colômbia e EUA, que daria a Washington acesso a sete bases militares colombianas. Morales, um dos maiores adversários dos EUA na América do Sul, apresentou sua proposta a dois dias da cúpula da Unasul.

EUA e Colômbia negam qualquer intenção de agredir a Venezuela, e afirmam que será mantido o limite atual de 800 soldados americanos em território colombiano.

As autoridades americanas buscam minimizar a polêmica em torno do acordo militar, alegando que seu objetivo é apenas manter o programa de combate ao narcotráfico, afetado pela não-renovação da concessão para o uso da base equatoriana de Manta, por decisão do governo esquerdista de Quito.

 

Fonte: Jornal do Brasil

Last Updated on Thursday, 27 August 2009 16:12
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.