Defesa: Quem restringir tecnologia está fora, diz Jobim sobre caça PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 09 October 2009 14:10

 

O Brasil vai excluir do processo de compra de caças para a FAB (Força Aérea Brasileira) quem não assegurar a transferência irrestrita de tecnologia, afirmou ontem no Rio o ministro Nelson Jobim (Defesa).

"O que queremos é capacitação nacional. Um dos objetos de análise do FX é qual dos três concorrentes terá a autorização dos seus países de fazer a transferência sem nenhum segredo ao Brasil. Onde houver restrições, está descartado."

Segundo Jobim, a transferência irrestrita de tecnologia é o "ponto fulcral" da concorrência, mais relevante até que a qualidade técnica.

O ministro também confirmou que hoje existe a "preferência político-estratégica" pela proposta francesa, mas disse que "não dá para falar em tendência" [em relação à escolha dos caças franceses Rafale.

"É uma preferência do presidente da República [Lula], tendo em vista nossa parceria com a França e a afirmação do presidente Sarkozy de que a transferência é irrestrita", afirmou.

Jobim ressalvou que ainda é preciso confirmar se a garantia oferecida por Sarkozy corresponde à proposta da Dassault, que é uma empresa privada.

"Quero ver o que significa irrestrita na proposta da Dassault, porque é uma empresa privada. Não é estatal. As ações que o governo francês tem na Dassault são preferenciais, sem direito a voto. Precisa saber se a Dassault, na proposta que fez está trazendo ou não isso. Creio que sim, mas vamos verificar."

Jobim não comentou ontem a proposta da sueca Saab e da norte-americana Boeing.

Em conferência da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg), o ministro defendeu que o Brasil seja "arrogante" em seus projetos. "Chega de pensar em complexo de vira-latas", afirmou.

Jobim disse ainda que o orçamento da estratégia está sendo elaborado e deve estar pronto em até 60 dias.

 Fonte: Folha de S. Paulo

Last Updated on Tuesday, 03 November 2009 14:15
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.