Foguete nacional ganha selo para produção em série PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 16 October 2009 12:50

 

 

 A Aeronáutica anunciou ontem a certificação do foguete VSB-30, usado para realizar estudos científicos em ambiente de microgravidade. Este é o primeiro foguete certificado pelo Brasil. Agora, a Aeronáutica quer repassar a tecnologia do veículo a empresas privadas para a produção em escala comercial.
O vice-diretor de Espaço do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), que desenvolveu o veículo, coronel Carlos Antônio Kasemodel, disse que o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, antigo CTA, órgão vinculado à Aeronáutica), deve fazer uma seleção entre as empresas que se mostrarem interessadas em produzir o foguete.

Segundo Kasemodel, ainda não foi definido se a indústria vai ter de pagar ao governo brasileiro para ter acesso às tecnologias. O mais provável, disse, é que a empresa selecionada para produzir o veículo se comprometa a pagar royalties, ou seja, repassar ao governo uma porcentagem dos lucros obtidos com a venda do foguete a clientes. Cada unidade do VSB-30 custa cerca de 300 mil.

“A certificação é um marco. Temos agora o reconhecimento, um selo de qualidade, que permite que o foguete seja comercializado com empresas e outros países”, disse o coronel, na cerimônia, que contou com a presença do ministro da Defesa, Nelson Jobim. O desenvolvimento do VSB-30 começou em 2001 e é resultado de uma parceria entre o Brasil e a DLR, a agência espacial alemã.

O foguete tem capacidade para levar uma carga útil de 400 kg a até 250 km de altura. Ele não consegue colocar um objeto em órbita ao redor do planeta, mas leva experimentos a altitudes onde a gravidade é menos intensa. Em julho de 2007, a carga útil de um VSB-30 com nove experimentos se perdeu após o lançamento em Alcântara (MA).

Fonte: Jornal do Commercio

Last Updated on Friday, 30 October 2009 11:19
 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.