Operação militar prepara 8 mil homens no Sul PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 13 November 2009 13:23

Militares do Exército, da Marinha e da Força Aérea Brasileira simulam duelo entre dois países

 

Com a intenção de se tornar o maior exercício militar da América do Sul, a Operação Laçador reunirá um efetivo de 8 mil militares da Força Aérea Brasileira (FAB), da Marinha e do Exército na região do Comando Militar do Sul (CMS), nos Estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

A operação foi articulada pelo Ministério da Defesa e tem como objetivo o treinamento das tropas. A Laçador começará no próximo dia 16 e terminará no dia 27. Os detalhes da operação, que poderá ser acompanhada em tempo real pelo site www.lacador.eb.mil.br, foram anunciados ontem, em Porto Alegre, pelo comandante da CMS, o general-de-Exército José Carlos De Nardi.

– O cenário da guerra é fictício – observou De Nardi.

A guerra de ficção ocorre entre dois países, o Amarelo e o Verde. Os governantes do Amarelo enfrentam uma crise de energia. Os poços de petróleo secaram e a única energia disponível vem de uma usina binacional, construída em parceria com o país Verde. Acossados pela opinião pública, que reclama contra o caos criado na economia pela falta de combustível, os dirigentes do Amarelo atacam e ocupam as instalações dos campos petrolíferos do país Verde, que ficam no mar.

Com a autorização da Organização das Nações Unidas (ONU), as tropas do Verde agem tomando a usina binacional (que será representada pela hidrelétrica de Itá, situada na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina). É o início do confronto armado entre os dois países.

– Todas as operações acontecerão longe de nossas fronteiras. É para evitar qualquer interpretação que não seja a realização de um exercício de adestramentos de tropas – comenta o De Nardi.

Fonte: Zero Hora - Carlos Wagner

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.