Força Aérea Saudita compra mais três A330 MRTT PDF Print E-mail
Written by Felipe Salles   
Tuesday, 01 December 2009 23:23

 


 

MADRI: O ministério da defesa e aviação da Arábia Saudita (MODA) colocou uma encomenda de três A-330 MRTT (Multi Role Tanker Transport) adicionais para sua força aérea, a Royal Saudi Air Force, totalizando seis unidades pedidas.  Os Sauditas assinaram o primeiro contrato dos três primeiros aviões em 2008. A entrega da primeira unidade ocorrerá em 2011.

Os seis aviões serão configurados tanto com o sistema "hose and drogue" sob as asas e além do "Boom System Military Air Refuelling" (ARBS).  O contrato inclui um pacote de suporte.

A decisão Saudita em prol do A330 MRTT coloca este vetor como o padrão no mercado de aviões tanques para reabastecimento em voo (REVO).  A Airbus Military é responsável pelo projeto e pela produção dos MRTTs, estando posicionada para dominar o mercado mundial de aviões de transporte, missões especiais e REVO. 

“Somos gratos à Força Aérea da Arábia Saudita pela continuada confiança em nossos produtos.  A repetição desta encomenda por uma força aérea exigente como a Saudita somente confirma a superioridade da Airbus Military para prover a melhor solução para a missão de REVO”, disse Domingo Ureña, CEO da Airbus Military.  “A Airbus Military está definitivamente na frente, com um produto extraordinário que está em plena produção”, continuou.

O Airbus Military A330 MRTT é o mais avançado avião-tanque multi-missão em existência, exibindo o melhor custo-benefício.  Sua grande capacidade de 111.000 kg/245.000 lb de combustível, herdada do famoso e bem-sucedido jato comercial A330-200, do qual deriva, habilita o A330 MRTT em sobressair nas missões aéreas de REVO sem precisar de tanques adicionais. O A330 MRTT é oferecido nas versões de sistemas de reabastecimento com “boom system”, ou com os casulos subalares “hose and drogue” e/ou mais uma unidade REVO na fuselagem.

Devido à sua fuselagem larga, o A330 MRTT pode também ser usado como transporte puro com capacidade de até 380 passengeiros ou carga de até 45 tons / 99.000 lb.  Ele pode também ser convertido para acomodar até 130 macas para realizar o serviço de evacuação aeromedica (MEDEVAC).

Em conclusão, o A330 MRTT é o mais eficiente avião-tanque REVO de sua classe, o que é refletido por suas vitórias nas concorrências Australia, Arabia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, além dos Estados Unidos, em primeira instância, onde a concorrência se encontra temporariamente suspensa.  Os pedidos do A330 MRTT totalizam 28 unidades.

 

Fonte: http://www.defencetalk.com/saudi-order-for-three-additional-a330-mrtt-tankers-20660/

 

Translate

Browse this website in:

Busca Rápida
Serial
(FAB, MB ou EB)


Copyright © 2021 Base Militar Web Magazine. All Rights Reserved. Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.